sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Evento sobre violência contra a mulher reúne 300 agricultoras no Cariri

aMais de 300 mulheres da zona rural se reuniram ontem, para discutir a violência contra a mulher e seu protagonismo no Campo. O "Encontro de Mulheres Rurais", que contou com mesa de debates e palestra, foi realizado na quadra do Ceja Pedro Rocha de Oliveira em Crato. O evento foi oferecido pelo Projeto Paulo Freire, que está sendo desenvolvido pela organização não governamental Instituto Flor do Pequi.
O encontro reuniu mulheres de dez municípios do Cariri atendidos pela ONG e contou, também, com a presença de movimentos sociais, sindicatos e coletivos. Segundo Vanda Rosendo, coordenadora da Flor do Pequi, o evento já havia sido pensando dentro da programação do Projeto Paulo Freire. "A gente entende que vive numa região extremamente
violenta contra as mulheres, então, realizamos esse debate. Precisamos empoderá-las", explica Vanda, acrescentando que, além de gênero, o tema juventude também está em debate.
Segundo Maria Eliana de Lima, educadora popular convidada para o encontro, à zona rural, muitas vezes, é desassistida das redes de atendimento às mulheres "O campo, de alguma forma, é esquecido pelos debates de gênero. Quando acontece um caso de violência, elas ficam impotentes", revela.
Além do protagonismo da mulher, o Encontro convidou a delegada Kamila Brito, da Delegacia de Defesa da Mulher de Crato, para informar sobre a Lei número 11 mil 340, a Lei Maria da Penha, que para ela, ainda gera muitas dúvidas nas moradoras da
zona rural que têm mais dificuldade de ter acesso às informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário