Quixadá Um País de obesos; é como o Ministério da Saúde classifica a situação do Brasil quanto ao seu estilo de vida nessa área onde, nos últimos 10 anos, esse fator cresceu 60%. Entretanto, se depender dos hábitos da população de Quixadá, uma cidade do Centro do Estado em crescimento mais acentuado na última década, com mais de 90 mil habitantes, a iniciativa popular vai contrariar as estatísticas oficiais. Seus moradores estão cada vez mais conscientes e procurando hábitos saudáveis. A prática de exercícios físicos nos espaços públicos é o principal deles.
Um exemplo é o trecho de 570 metros na Av. Joaquim Gomes da Silva. Há seis anos, uma das mãos da principal via de acesso do Planalto Universitário ao bairro São João passou a ser utilizada como área de caminhada, ou cooper. O programa, implantado pela Secretaria da Saúde de Quixadá, recebeu o título de Passo a Passo, sugestivo, à época, em razão do desinteresse da população pela prática desse exercício. Não demorou muito para a iniciativa começar a atrair os moradores daquela área.
Quando a gestão municipal mudou, dois anos depois, a proposta foi desprezada. O Departamento Municipal de Trânsito (DMT) deixou de isolar o trecho da avenida. Foi quando os próprios moradores resolveram se apropriar do que denominaram equipamento público, como se fosse uma longa esteira de cooper, e passaram a bloquear a via pública por conta própria. Houve até situação de atravessarem um carro para dar segurança a quem pretendia caminhar, com segurança, explicou a comerciária Maria do Carmo Oliveira.
Hoje, a "Avenida Fitiness", como ficou conhecida despertando o interesse de muitos moradores, em média de 400 a 500 caminhantes por noite, conta com o apoio das secretarias de Esporte e de Saúde de Quixadá. A pista recebeu até um painel, e cones na faixa contrária, para orientar motoristas, motociclistas e ciclistas. O espaço é utilizado das 18 às 22 horas de segunda a sexta-feira. No caminho, os praticantes encontram duas academias de musculação. Ás sextas, contam com o auxilio de profissionais da saúde, medindo a pressão e dando orientações.
A menos de 50 metros do início da Avenida Fitness, na Praça Governador Gonzaga Mota, onde está situado o Ginásio Coberto Poliesportivo Municipal e a Coordenação da Secretária de Esportes, a vizinhança participa de aulas de ginástica aeróbica, com dança de zumba, de terça a quinta-feira. A iniciativa é de uma professora de Educação Física, Ana Paula dos Santos. Por enquanto, a caixa de som, para colocar as praticantes no ritmo, e o esforço voluntário são da educadora. Ela cruza a cidade para dar as aulas.
Ironicamente, ao lado do espaço de aeróbica a Academia da Saúde, construída há cerca de três anos, nunca funcionou. O investimento foi do Governo Federal, através do Ministério da Saúde mas, no local só acontecem algumas poucas aulas de pilates, um método de controle muscular utilizado como tratamento e prevenção de problemas na coluna vertebral. Nem os equipamentos instalados para exercícios abdominais interessam aos frequentadores, não agradaram, comenta o estudante Silvio Martins.
Acerca da Academia de Saúde, o coordenador da secretaria de Esportes de Quixadá, Rinaldo Roger, esclareceu tratar-se de herança deixada pela administração municipal anterior. Como a dotação financeira para a sua pasta, até o fim deste ano, foi definida no Plano Plurianual (PPA) da administração anterior, somente a partir de 2018 terá bom uso para a população. A ideia é transformar o entorno do ginásio poliesportivo em um dos locais mais agradáveis para a prática de exercícios na cidade, tornando-a mais saudável.
Sobre a preferência pela Avenida para a prática dos exercícios, que no seu início, em setembro de 2011, ocorriam também no início das manhãs, das 5h30 às 7h30, Rinaldo Roger explicou o motivo. As calçadas das praças possuem muitas obstruções, irregularidades de nível em razão do tipo de revestimento utilizado, a pedra portuguesa. Essas imperfeições provocam tropeços e até quedas, por isso a maioria prefere o asfalto, mais regular e espaçoso.
Aposentados
No outro lado da cidade o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Quixadá e Região (Sindsep) também resolveu se apropriar da via pública e realizar, de terça a quinta-feira, exercícios físicos na frente da entidade. Conforme uma das articuladoras do Sindsep, a professora Sheila Gonçalves, os encontros, destinados aos aposentados e inativos, ocorrem das 18 às 19 horas. O movimento, que recebe o título "Viver Bem" começou no início do mês, mas já é um sucesso, inclusive atraindo a vizinhança para o hábito saudável. A interdição temporária da Rua Benjamim Constante é feita com autorização da Prefeitura.
Enquete
Como preservar a saúde?
"Sou jovem e me preocupo em manter a minha boa estética. A melhor forma de conseguir isso é fazendo exercícios e seguindo uma boa alimentação, evitando frituras e refrigerantes. O meu corpo agradece"
Leonardo Viana
Estudante
"Indiscutivelmente, uma boa alimentação é essencial para se manter em forma, mas a atividade física regular também é fundamental, uma complementa a outra, desde que orientadas por profissionais"
Fernanda Benevides
Nutricionista e professora
"A prática de exercícios regulares é fundamental para manter o corpo e a mente sadios. Vê a população tomar a iniciativa e utilizar até as ruas para atividades assim é uma demonstração de mudança positiva"
Sheila Gonçalves
Servidora pública
Nenhum comentário:
Postar um comentário