segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Juazeiro entra no circuito das corridas de rua

O local de largada, às 6h30min, e de chegada da competição, no dia 17 próximo, será na Praça Antônio Conserva Feitosa, no bairro Lagoa Seca ( Foto: Antônio Rodrigues )

Fortaleza. Uma vivência coletiva de prática de saúde, que causa bem-estar não apenas físico, como emocional e mental. Essa é uma das razões recorrentes para explicar o crescimento e a difusão das corridas de ruas não apenas nas capitais, como em vários centros urbanos do interior.
Com esse espírito, é que Juazeiro do Norte, no Cariri cearense, recebe, no próximo dia 17, a 1ª Corrida TV Verdes Mares Cariri. A estimativa dos organizadores é que o evento venha a reunir até 2.500 participantes.
Numa iniciativa da TV Verdes Mares Cariri, de caráter esportivo, cultural e social, apresentando como tema "Ambientes saudáveis, pessoas saudáveis", a corrida, segundo o diretor da prova, Fernando Elpídio, segue uma tendência global de valorizar as corridas de ruas. No Ceará, a exemplo de outros estados brasileiros, a atividade começou pelas capitais e agora desponta como grandes práticas esportivas realizadas nos municípios cearenses, especialmente em cidades sedes como Juazeiro do Norte. O local de largada, às 6h30min, e de chegada, será na Praça Antônio Conserva Feitosa, bairro Lagoa Seca.
"Dizem que corrida de rua é uma febre, mas essa passa. Já a atividade esportiva somente tem crescido em número de adeptos e no valor que representa para a cadeia produtiva", observa Fernando. Tendo já experiência com a realização de eventos semelhantes em Fortaleza, ele destaca o fato de que é a multidão atraída pelo evento que garante uma movimentação incomum em qualquer lugar que aconteça.
Por ser um esporte que atrai pessoas de diferentes classes sociais e faixas etárias, é uma das modalidades esportivas mais democrática. Para expandir ainda mais o raio de inclusão social, as provas contarão com as participações de para-atletas e cadeirantes. "O que ficou provado dos benefícios da corrida para as pessoas e para as cidades tinha que replicar em localidades como Juazeiro do Norte", ressalta.
Nesta primeira edição, o Geopark Araripe é um dos patrocinadores, daí que, além do tema específico "Ambiente saudável e pessoas saudáveis" haverá uma identidade com os meios e fins da instituição, que é vinculada à Organização das Nações Unidas para Educação, Ciências e Cultura (Unesco), incluindo as roupas, medalhas e troféus (inspirados em fósseis).
Logística
Com a possibilidade de que a corrida bata todos os recordes de participantes dentre as cidades do Interior, toda uma logística de segurança, serviços de para-médicos e bloqueios dos locais para a passagem dos corredores está sendo organizada pela Prefeitura de Juazeiro do Norte. Também serão distribuídos mais de 24 mil copos de água mineral para os corredores.
Diante de um perímetro seguro, os participantes terão como boa parte do trajeto áreas do bairro de Lagoa Seca, considerado área nobre da cidade, por reunir uma grande demanda de unidades residenciais e do setor hoteleiro. O percurso abrangerá passagem pela praça da Ordem dos Advogados do Brasil, Hotel Verdes Vales, além das novas avenidas e restauradas.
A professora Maria Elisabeth de Sousa, de Fortaleza, é uma das participantes do evento que acontece no Cariri. Ela destaca que esse tipo de atividade já vinha sendo realizada em outros Estados, mas agora sente que há um maior entusiasmo para que mais eventos ocorram no Ceará. Além de Juazeiro do Norte, haverá também corrida em Sobral e mais uma outra cidade do litoral cearense. "É indiscutível a sensação de bem-estar que essas corridas oferecem. O que menos importa para mim é ser ou não ser vencedora, mas capaz de fazer todo o trajeto e me sentir bem", afirmou.
Ao todo, serão distribuídos R$ 8 mil em prêmios para os três primeiros colocados em cada categoria. Um outro benefício para os atletas vencedores é que receberão gratuitamente convites para participarem da Corrida de Fortaleza, que deverá ocorrer em 8 de outubro deste ano.
As inscrições para 1ª Corrida TV Verdes Mares Cariri já estão abertas e podem ser feitas no site: www.Corridatvmcariri.Com.Br e presenciais no Cariri Garden Shopping, de segunda a sábado, das 10h às 22h e no domingo das 14h às 20h.
Exemplo
Aos 52 anos, o capitão reformado da Polícia Militar do Ceará (PM-CE) Wladimir Carvalho é um dos mais entusiastas entre os participantes da corrida. A identificação com a iniciativa não se deu apenas no âmbito da satisfação pessoal, como suscitou uma forma de investir socialmente na prática esportiva como forma de tratamento a dependentes químicos e portadores de doenças psíquicas, como a depressão.
Wladimir começou a correr aos 14 anos, numa ação da Polícia Militar, que desenvolvia projeto social para jovens, como incentivo ao atletismo, ao mesmo tempo em que afastava os jovens das ruas e dos perigos das drogas. De lá para cá, nunca, conforme salienta, perdeu o ânimo de correr e difundir os benefícios que o esporte acarreta para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, particularmente dos jovens, que cada vez mais se veem ociosos e sem perspectivas de um futuro estável

Nenhum comentário:

Postar um comentário