sábado, 2 de setembro de 2017

Procissão encerrou a Festa de Nossa Senhora da Penha no Crato

Crato. Os festejos em homenagem à Nossa Senhora da Penha, padroeira da cidade, se encerram na noite desta sexta-feira (01), feriado municipal, com a celebração religiosa e a tradicional procissão. Após 14 dias de festas, a Praça da Sé Catedral lotou de fiéis e devotos que carregaram velas, cantando e orando pelas principais ruas da cidade. Segundo a Diocese de Crato cerca de 50 mil pessoas participaram da festa.
A festa de Nossa Senhora da Penha, que completou 249 anos de celebração no Crato, foi acompanhada pelo prefeito do município, José Ailton, que destacou a procissão como um momento de reunir a comunidade cratense. “A grande maioria das famílias vêm à Catedral da Sé agradecer pela proteção, fé cristã. Hoje é um dia de orgulho, paz e dia de fazer uma reflexão íntima sobre as nossas vidas”, acrescentou.
Além da festa religiosa, a Praça da Sé Catedral recebeu, nas duas últimas semanas, bandas locais que atraíram o público jovem. O tradicional forró pé-de-serra, bandas cabaçais e o forró eletrônico animaram as noites. Para o funcionário público, Eduardo Aguiar, a festa ganha uma nova cara e, cada vez mais, um público maior. “É uma oportunidade de rever os amigos que moram em outras cidades. A nossa casa fica lotada, recebendo gente de fora”, exalta o cratense.
Por outro lado, o trajeto teve problemas apontado pelos devotos que acompanharam a procissão. O andor – altar móvel que recebeu a imagem de Nossa Senhora da Penha – teve dificuldades passar entre os carros estacionados nas vias laterais.  “Faltou mais organização. Medir o tamanho do andor. A procissão sempre ocorreu nas ruas mais largas.”, lembra a aposentada Francisca Eunice dos Santos.  Com isso, a chegada na Praça da Sé atrasou, em pouco mais de meia hora, o encerramento da festa.
Governador presente
O governador do estado do Ceará, Camilo Santana, natural do município, esteve no encerramento dos festejos de Nossa Senhora da Penha. Acompanhado de secretários do governo, assessores e dos prefeitos de Crato, José Ailton, e de Juazeiro, Arnon Bezerra, Camilo participou da celebração, pela tarde, e de toda procissão, durante a noite. Mais cedo, o chefe do Executivo visitou as obras da Transposição do Rio São Francisco em Salgueiro, Pernambuco, e Penaforte, Ceará. Em seguida, seguiu para Brejo Santo e Missão Velha, onde visitou as obras do Cinturão das Águas. As visitas dessas obras estão sendo feitas mensalmente por decisão do governador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário