sábado, 9 de setembro de 2017

Quatro infratores fogem de Centro

Image-0-Artigo-2294678-1
Um dos foragidos é acusado da morte da travesti Dandara dos Santos, assassinada em fevereiro deste ano
Quatro adolescentes infratores fugiram do Centro Educacional Dom Bosco, no bairro Passaré, na manhã dessa sexta-feira (8). O juiz Manuel Clístenes Gonçalves, titular da 5ª Vara da Infância e Juventude de Fortaleza, informou que um dos foragidos tem envolvimento na morte da travesti Dandara dos Santos, executada em fevereiro de 2017.
Até a noite de sexta-feira (8), o acusado do crime brutal que vitimou Dandara era o único que tinha sido recapturado. O jovem de 17 anos foi encontrado após uma denúncia anônima. O denunciante informou que o foragido havia retornado para o Bom Jardim, bairro onde residia.
Conforme Clístenes Gonçalves, a fuga aconteceu no início da manhã. O grupo serrou algumas das grades do Centro Educacional, e pulou o muro. Por volta das 12h, foi informado oficialmente que quatro infratores haviam conseguido escapar. Ainda durante a tarde, uma pessoa informou, via telefonema à Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), onde estaria um dos foragidos.
"O menor que foi encontrado está na DCA e vai retornar ao Sistema, não sabemos se ele retorna, especificamente, para o Dom Bosco. Ele será ouvido na 5ª Vara e vai ser autuado por dano, devido aos objetos que quebrou. Também será advertido por ter interrompido a medida que vinha cumprindo. Chamou a nossa atenção o recebimento da denúncia sobre o paradeiro. Isso não costuma acontecer. Não recebemos informações sobre as localizações dos outros três, mas as buscas continuam", disse o juiz.
Estrutura
O titular da 5ª Vara ressalta que, neste ano, os números de fugas do Centro Educacional Dom Bosco caíram. No entanto, Clístenes Gonçalves reconhece que há pontos a serem consertados nas estruturas físicas de cada equipamento, para que novas fugas sejam evitadas.
"No passado, houve muitas fugas no Dom Bosco. Esse Centro é vulnerável e é algo que se repete em outros equipamentos. Isso acontece porque há pontos que nunca foram corrigidos", acrescentou o magistrado.
Além do adolescente envolvido na morte de Dandara que foi recapturado, a Polícia Civil aponta participação de outros três menores de idade no mesmo crime. Outros quatro acusados pela execução da travesti são maiores e estão presos.
Na última terça-feira (5), aconteceu a última audiência do 'Caso Dandara', na 1ª Vara do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua. Cinco dos oito acusados de participação no assassinato da travesti foram ouvidos. São eles Francisco José Monteiro de Oliveira Junior, Jean Victor da Silva Oliveira, Rafael Alves da Silva Paiva, Júlio César Braga da Costa e Isaías da Silva Camurça. Três acusados do homicídio quadruplamente qualificado ainda estão foragidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário