Nesta terça-feira, dia 03, os fiéis devotos de São Francisco de Assis, em Crato, celebraram o último dia da novena que precede a grande solenidade do santo da humildade, unidos em confiante oração ao redor do Altar do Senhor, na Santa Missa presidida por Dom Gilberto Pastana, bispo diocesano.
Em sua homilia, o pastor recordou as virtudes de São Francisco, sobretudo, na transmissão da paz, da serenidade e dos dons que apontam para o alto. “Que bom quando nós nos reunimos, hoje, para recordar a vida desse santo que imita – e muito – de Nosso Senhor Jesus Cristo”, afirmou.
Com o coração comovido, a aposentada Maria Ribeiro, de 70 anos, que a tudo ouviu com atenção e piedade, disse não ter perdido nenhum dia da novena, “porque tem muita graça pra agradecer”.
Ano Jubilar
O tema da Festa de São Francisco, na paróquia localizada no bairro Pinto Madeira, em Crato, iniciada no último dia 24, celebrou: “Francisco, reconstrói a Igreja de Cristo em nós: casa da Palavra, casa do Pão e da Caridade”.
Vivenciando o Ano Jubilar, o pároco, Padre Arileudo Machado, disse que a festa deste ano lembrou a história da comunidade paroquial, evocando, principalmente, à memória do primeiro padre, Antônio Vieira, defensor dos animais e muito estimado pelo povo. “Através da mãe de obra, todo o povo contribuiu a edificar esse espaço, que fará 50 anos no próximo dia 11 de fevereiro”.
Lembrança singela
Antes da bênção, a Paróquia, em sinal de fraternidade, ofereceu a Dom Gilberto um quadro de São Francisco, no qual está contida grande simbologia. Nele, o “pobrezinho de Assis” não tem rosto, para dizer que cada um pode ser esse rosto, precisando, apenas, saber ouvir “o chamado do Evangelho”; os pés descalços lembram a humildade e os desafios da missão; As cores representam os diversos segmentos e classes sociais; Já o pássaro faz alusão à paz, tão em falta nestes tempos e que tanto precisa ser cultivada.
“Vocês mexeram com meu coração, me emocionaram com esse quadro e essas simbologias”, confessou o pastor diocesano.
Programação para o Dia de S. Francisco
A Festa de São Francisco começa bem cedo, às seis da manhã, com a primeira celebração. Em seguida, acontece a bênção dos animais. Às nove horas, outra celebração e, às onze, momento eucarístico. Meio-dia está marcada a salva de fogos, seguida de almoço comunitário. A última Missa vai ser rezada às dezessete horas, finalizando com procissão pelas Avenidas Coronel João de Pinho e Perimetral, Ruas Vicente Tavares Bezerra, Padre Ibiapina até Bruno de Menezes, no Bairro Alto da Penha, Ratisbona, Avenida Duque de Caxias, retornando à Igreja Matriz. Um sorteio de prêmios e homenagens aos devotos de São Francisco fecha as celebrações deste ano.
Catequese
São Francisco nasceu em Assis (Itália), no ano 1182. Depois de uma juventude mundana, converteu-se a Cristo, renunciou a todos os bens paternos e entregou-se inteiramente a Deus. Abraçou a pobreza para seguir mais perfeitamente o exemplo de Cristo, e pregava a todos o amor de Deus. Formou os seus companheiros com normas excelentes, inspiradas no Evangelho, que foram aprovadas pela Sé Apostólica. Fundou também uma Ordem de religiosas (Clarissas) e uma Ordem de Penitentes Seculares; e promoveu a pregação da fé entre os infiéis. Morreu em 1226. FONTE SITE DIOCESE DO CRATO
Nenhum comentário:
Postar um comentário