De repente, uma disputa que vinha sendo deficitária ganha novos contornos na fase mais decisiva, com a realização do Clássico-Rei entre Fortaleza e Ceará. Os dois times iniciam hoje, às 20 horas, na Arena Castelão, a disputa das quartas de final da competição. O segundo jogo acontecerá no dia 11, também às 20 horas.
Para o Fortaleza, o mandante do jogo de hoje, a Taça Fares Lopes tem uma finalidade bem clara: o clube precisa do título para que seja incluído na Copa do Brasil de 2018, cuja a 3ª vaga para cearenses fica reservada ao campeão desta Taça.
O Leão do Pici não ganhará vaga na Copa do Brasil se vier a ser campeão da Série C, pois os 200 pontos que ele pode vir a ganhar no ranking com a suposta conquista ainda não seriam suficientes para ele entrar na Copa do Brasil, via ranking. Daí porque, faz-se necessário ganhar o título da Fares Lopes.
Para o Alvinegro de Porangabuçu, a Taça Fares Lopes teria duas finalidades básicas: fazer a transição de jovens atletas das categorias de base para o profissional e dar ritmo de jogo aos atletas que não estão sendo titulares na Série B.
Reforços
O departamento de futebol do Fortaleza, em conversa com os técnicos Antônio Carlos Zago, da Série C e Daniel Frasson, da Taça Fares Lopes, resolveram destinar sete jogadores do elenco principal para a disputa de hoje: Jéfferson, Del'Amore, Aldo, Ronny, Lúcio Flávio, Vinícius Baiano e Gabriel Pereira.
Ao contrário do Ceará, que fez treino aberto à imprensa, o Leão fechou os portões ontem à tarde no seu último treino.
No lado alvinegro, Daniel Azambuja, auxiliar-técnico de Marcelo Chamusca, é quem comanda o time nesta competição. No treino dessa quarta-feira (4), em Carlos de Alencar Pinto, ele testou uma formação ofensiva, com Magno Alves, Lelê e Cafú no ataque, mas também explorou as jogadas de bola parada e situações de contra-ataques, sempre com saídas em velocidade pelas laterais do campo.
Azambuja ainda à disposição Tiago Cametá e Fernando Henrique, que foram reintegrados ao grupo após serem afastados por indisciplina.
"Acho importante, principalmente para o torcedor. O clássico é bom e motiva o clube, as duas equipes vão estar motivadas para mais um clássico. Lá no Fortaleza eles conseguiram o acesso e a gente está em busca do nosso. Então o momento do futebol na Capital cearense está bom e acho que vai ser um bom jogo", disse o auxiliar.
Mas o auxiliar também foi claro ao afirmar que a prioridade do clube no segundo semestre é o acesso á primeira divisão.
"A gente tem como objetivo principal aqui no clube o acesso para a Série A. Estamos em busca desse objetivo", argumentou.
Regulamento
O Ceará, por ter uma melhor campanha que o Fortaleza, jogará por dois resultados iguais, somando-se os gols e os pontos conquistados nesses dois jogos. Se o Leão ganhar o primeiro jogo de 4 a 2, por exemplo, e o Ceará vencer o segundo por 1a0, será o Tricolor o classificado, pois somará quatro gols contra três.
Há outro detalhe que aumenta o interesse pelo clássico: há dois anos e meio que o Fortaleza não perde para o Ceará, num total de 6 partidas. A última vitória alvinegra foi dia 18 de março de 2015 (2a1), pelo Nordestão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário