O Ceará consolidou passo pioneiro para a Educação dos jovens do Estado nesta quinta-feira (19). Em evento realizado na sede da Secretaria da Educação (Seduc), ex-alunos da rede estadual assinaram o termo de compromisso para tornar efetivo o recebimento do benefício do Avance – Bolsa Universitário. O programa vai ajudar, através de auxílio financeiro, a melhorar as condições de acesso à universidade dos estudantes egressos do Ensino Médio em escolas públicas estaduais. O governador Camilo Santana presidiu a solenidade, acompanhado da vice-governadora, Izolda Cela, e do secretário da Educação, Idilvan Alencar.
Os beneficiados pelo auxílio receberão uma bolsa no valor de R$ 937,00 durante um semestre do primeiro ano do Ensino Superior – ou a metade desse valor durante doze meses, à escolha do selecionado. Os alunos podem estar matriculados em cursos de graduação de instituições públicas ou privadas credenciadas pelo Ministério da Educação. Camilo Santana destaca que está é uma ação inovadora no Brasil e que será fundamental para o desenvolvimento educacional e a diminuição da evasão escolar entre alunos de baixa renda.
“A nossa ideia é apoiar os alunos da rede pública estadual, para que eles não desistam nunca do sonho de concluir um curso superior. Esse é o papel do Estado. É acolher, proteger, estimular, incentivar. Essa é uma política pioneira e inovadora que estamos começando no Ceará, e queremos ampliar cada vez mais para garantir oportunidades para os jovens cearenses”, disse o governador.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário