terça-feira, 3 de outubro de 2017

Projeto de escola Cratense é primeiro lugar em concurso nacional e será apresentado no Chile, em 2018

Resultado de imagem para fotos da Projeto de escola CratenseUm projeto desenvolvido por estudantes de uma escola da Rede Estadual de Ensino de Crato conquistou o primeiro lugar no mais
importante evento de ciência e tecnologia do país, a Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia – FENECIT 2017, que aconteceu de 19 a 23 de setembro, em Recife. Os alunos João Victor Alves Pinheiro e Pedro Lucas Juvino, da Escola Profissionalizante Maria Violeta Arraes de Alencar, orientados pelo professor Neto de Moura da Escola Profissionalizante Presidente Médici, de Campos Sales, representaram o Ceará no evento e apresentaram o trabalho Carolina de Jesus que ficou em primeiro lugar na categoria linguística.

O projeto “Carolina Parte um: Redescobrindo as memórias de Carolina de Jesus”, traz a história da escritora Brasileira: Mulher, Negra e de realidade pobre, que conseguiu transpor as dificuldades e produzir uma literatura diversificada. Como a escritora era desconhecida pela
comunidade escolar, os estudantes fizeram um mapeamento etnográfico na escola e foi diagnosticada a ausência de autores, mulheres e negras na matriz curricular. Ficando clara a falta de representatividade tanto de etnia quanto de gênero. Assim a história e as obras de Carolina de Jesus, foram propostas pelos estudantes para ser o conteúdo trabalhado em sala de aula, pela sua diversidade e representação.

Com a vitória, a equipe recebeu credenciais para participar de uma feira internacional representando o Brasil, na MILSET Latin American Expo-Sciences, que ocorrerá de 2 a 6 de julho de 2018, em Antofagasta, no Chile, além de um convite para publicar o trabalho em uma revista científica qualis B1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário