
importante evento de ciência e tecnologia do país, a Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia – FENECIT 2017, que aconteceu de 19 a 23 de setembro, em Recife. Os alunos João Victor Alves Pinheiro e Pedro Lucas Juvino, da Escola Profissionalizante Maria Violeta Arraes de Alencar, orientados pelo professor Neto de Moura da Escola Profissionalizante Presidente Médici, de Campos Sales, representaram o Ceará no evento e apresentaram o trabalho Carolina de Jesus que ficou em primeiro lugar na categoria linguística.
O projeto “Carolina Parte um: Redescobrindo as memórias de Carolina de Jesus”, traz a história da escritora Brasileira: Mulher, Negra e de realidade pobre, que conseguiu transpor as dificuldades e produzir uma literatura diversificada. Como a escritora era desconhecida pela
comunidade escolar, os estudantes fizeram um mapeamento etnográfico na escola e foi diagnosticada a ausência de autores, mulheres e negras na matriz curricular. Ficando clara a falta de representatividade tanto de etnia quanto de gênero. Assim a história e as obras de Carolina de Jesus, foram propostas pelos estudantes para ser o conteúdo trabalhado em sala de aula, pela sua diversidade e representação.
Com a vitória, a equipe recebeu credenciais para participar de uma feira internacional representando o Brasil, na MILSET Latin American Expo-Sciences, que ocorrerá de 2 a 6 de julho de 2018, em Antofagasta, no Chile, além de um convite para publicar o trabalho em uma revista científica qualis B1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário