Depois de várias horas de estudos em preparação para as provas, o desafio dos candidatos que vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é se organizar para não chegar atrasados nas escolas selecionadas. Todos os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, conforme o horário de Brasília. As provas começam 30 minutos após o fechamento dos portões.
Os candidatos devem chegar com antecedência pois, em locais maiores ou muito movimentados, o tempo para achar a sala onde farão a prova pode ser maior que o esperado. No Ceará, os portões fecharão às 12h, horário local. No Distrito Federal, Espírito Santo, em Goiás, Minas Gerais, no Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa em Catarina e São Paulo, o horário de fechamento é 13h.
Neste ano, o Enem será realizado em dois domingos: nos dias 5 e 12 de novembro. Neste domingo (5), serão aplicadas as provas de linguagens, ciências humanas e redação, com 5 horas e 30 minutos de duração. No segundo domingo (12), vão ser realizadas as provas de matemática e ciências da natureza, com 4 horas e 30 minutos de duração. Nos dois dias, o candidato que sair da sala em até duas horas após o início da prova terá sua nota zerada.
No dia do exame é obrigatória a apresentação de um documento oficial de identificação com foto. Pode ser a carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, carteira de reservista ou passaporte. Não serão aceitas cópias, nem mesmo as autenticadas. Carteira de estudante não é considerado documento oficial.
Caso o candidato tenha perdido o documento ou ele tenha sido roubado, deverá apresentar um Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro domingo de aplicação. Outro item obrigatório é caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente. O cartão de comprovação de inscrição, que deve ser impresso na página do Enem, não é obrigatório, mas é recomendável levar para ter acesso mais fácil a dados como o local e a sala da prova.
Deslocamento
Na Capital cearense, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e da Coordenadoria Municipal de Juventude, organizou plano especial de transporte para facilitar o deslocamento dos estudantes para os aulões de revisão do Projeto Academia Enem, nos dias 4 e 11 de novembro, e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 5 e 12 de novembro.
Os estudantes do Academia Enem, projeto da Prefeitura de Fortaleza, terão passagem de ônibus gratuita no dia de prova do Enem e no aulão de revisão. Para isso, os alunos devem utilizar no coletivo o cartão do Academia Enem, que receberá recargas especiais para os dias de prova. Os aulões, que acontecerão nos sábados, nos dias 4 e 11, de 13h às 17h, têm o objetivo de revisar todo o conteúdo ministrado no decorrer da edição 2017 do Projeto Academia Enem.
Os alunos receberão cadernos de exercícios, além de dicas para a realização do exame. A atividade será aberta ao público em geral e terá entrada gratuita.
Para este sábado, serão disponibilizados 13 coletivos extras para auxiliar no deslocamento dos estudantes para o aulão final do Academia Enem, de 11h às 19h. Já no domingo (5), dia de Tarifa Social, em que a passagem de ônibus custa apenas R$ 2,60 (inteira) e R$ 1,10 (tarifa estudantil), serão disponibilizados 60 coletivos adicionais, que ficarão à disposição da população de 8h às 23h, facilitando o acesso aos locais de prova em toda a Cidade. Para os alunos da rede estadual, 1035 mil alunos inscritos que têm carteira de estudante, serão disponibilizados créditos para pagar as passagens de ônibus nos dois dias de prova.
Para os que não têm o documento, o Passaporte Enem será entregue nas próprias escolas e permitirá o transporte com o cartão nas datas do exame. Tendas com distribuição gratuita de água, frutas, canetas pretas e informações estarão dispostas em todos os sete terminais de ônibus de Fortaleza e nos maiores polos de aplicação de provas. Alunos que se deslocarão das zonas rurais para as cidades também terão almoço e transporte fornecidos pela secretarias municipais de Educação. Além disso, todos os inscritos na Capital e no Interior receberão lanche nos dois domingos de prova.
Isentos
Nos dias 5 e 12 de novembro, o Exame Enem 2017 será aplicado no Estado do Ceará para 365.253 participantes. O número representa 5,4% do total de 6.731.203 inscritos. No Enem 2016, o Estado teve 515.601 participantes. No Ceará, 18% dos participantes são pagantes; 52% isentos do pagamento da taxa de inscrição em função da Lei ou do Decreto; e 30% obtiveram a gratuidade automática por estarem concluindo o Ensino Médio na rede pública em 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário