sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Ministério da Fazenda avalia aumento de impostos para obter receita

Resultado de imagem para fotos de Ministério da Fazenda avalia aumento de impostos para obter receita
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que avalia a possibilidade de aumentar impostos para reverter à frustração de receita provocada pela não aprovação da tributação de fundos exclusivos no Congresso neste ano.

"Frisei para as agências de avaliação de risco que, na área de arrecadação, existem mais alternativas. Esta é uma questão que será enfrentada de outra maneira. Sempre se pode aumentar impostos de outra área, outra forma, e que não estejam sujeitas à
anualidade", afirmou o ministro nesta quinta-feira.

A medida provisória que trata dos fundos exclusivos - e que não foi aprovada pelo Congresso - estabelecia que, em vez de cobrar o Imposto de Renda no saque, a cobrança seria feita ano a ano pela variação do valor das cotas. O impacto previsto era de 6 bilhões.

Por causa do princípio da anualidade, como a taxação não foi aprovada neste ano, não pode ser aplicada no ano que vem. Se aprovada em 2018, só terá valor em 2019.
Meirelles disse ainda que não há decisão sobre que tributo seria aumentado.

Ele também afirmou não descartar contingenciamento no ano que vem para fazer frente ao aumento de
despesas provocado pela decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de manter o reajuste dos servidores públicos.

"Em última análise pode se estudar outras coisas, inclusive aquilo que foi feito este ano, isto é, o contingenciamento. A mensagem é: nós vamos cumprir a meta fiscal", afirmou Meirelles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário