sábado, 23 de dezembro de 2017

PF deflagra operação no Ceará contra fraudes no Banco do Nordeste

Resultado de imagem para fotos de PF deflagra operação no Ceará contra fraudes no Banco do NordesteCom o intuito de investigar o crime de gestão fraudulenta, a Polícia Federal e a Controladoria Geral da União (CGU) deflagraram, nesta sexta-feira, a Operação Caixa 3, que cumpre 14 mandados de busca e apreensão nos estados do Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco. As medidas foram expedidas pela décima primeira Vara Federal da Subseção Judiciária de Fortaleza e executadas por 72 agentes federais.
De acordo com a Polícia Federal, as investigações apontam que um procedimento de troca de garantia em financiamento no Banco do Nordeste concedeu benefício a um grupo empresarial específico. O caso aconteceu no dia 17 de setembro de 2014, quando o Conselho de Administração da instituição financeira aprovou a troca da fiança bancária pela hipoteca da planta
industrial de uma fábrica de bebidas construída na Bahia, o que se deu após parecer técnico favorável.
De acordo com relatórios do Tribunal de Contas da União, o pedido de troca da garantia era tecnicamente inepto, assim como a participação da administração central do BNB de Fortaleza, ao invés da administração da Bahia, na elaboração do relatório técnico que permitiu a troca. Segundo o TCU, o procedimento é considerado atípico e não foram adotadas ações compensatórias à troca da garantia.
A Operação Caixa 3 tem origem em revelações de delatores da Odebrecht no âmbito da Operação Lava Jato. Os contratos do BNB de Fortaleza com a cervejaria Itaipava compreendem o montante de, aproximadamente, 827 milhões. O desvio pode chegar a 600 milhões, segundo análise preliminar.
O esquema, segundo a PF, ficou caracterizado pela triangulação Banco do Nordeste, cervejaria e empreiteira culminando em doação oculta para as eleições de 2014. A empreiteira decidiu colaborar com as investigações e fechou acordo envolvendo 78 executivos do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário