Icó. Aproximadamente 30 mil católicos participaram, no fim da tarde de ontem, da tradicional procissão em louvor ao Senhor do Bonfim (Jesus Crucificado) no centro histórico desta cidade, na região Centro-Sul do Ceará. Devotos e pagadores de promessa seguem o ritual há 268 anos, numa das festas religiosas mais antigas do Estado.
Movidos pela fé, os fiéis caminharam ao lado da imagem bicentenária, cantando louvores, pagando promessas e renovando preces. A aposentada Luíza Custódio andou, por quase 2h, com um tijolo sobre a cabeça e os pés descalços. "Estou aqui por uma graça alcançada. Minha filha estava com um problema de saúde e ficou curada", disse.
Muitos jovens caminharam de pés descalços. "Agradeço por minha aprovação no vestibular", disse Ítalo Lopes. Outras ainda esperam notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e fazem a caminhada sem calçados como forma de penitência. "Foi uma promessa e espero minha aprovação para Medicina", disse Roberta Cândido. Religiosos e devotos neste ano intensificaram orações por chuva.
O frei Rosenildo Alexandre, reitor do Santuário do Senhor do Bonfim, disse que a festa é muito participativa. "Com certeza, uma das maiores do Ceará. É um momento de expressão da fé, de fortalecimento e agradecimento a Jesus Cristo, um verdadeiro rito espiritual".
Os festejos religiosos começaram no último dia 22 e vão até o próximo dia 6, quando ocorre a recondução da imagem de madeira, oriunda de Portugal, ao altar mor do Santuário do Senhor do Bonfim. Neste ano, o novenário teve como tema "Com o Senhor do Bonfim, proclamamos as maravilhas de Cristo". Entre os dias 1º e 6, a imagem fica exposta para visitação dos católicos.
O Largo do Théberge se enche de milhares de devotos no fim da tarde do primeiro dia do ano. O movimento no interior santuário, antes da saída da procissão, é intenso. Na praça, em frente, soltam-se rojões a cada instante. A chegada do andor é acompanhada de uma queima de fogos que dura 5 minutos. Os pagadores de promessa mais aventureiros acompanham a queima gritando e acenando com as camisas. Eles se perdem em meio à fumaça. Outros se afastam temendo o risco. "Sou devoto do Senhor do Bonfim e sempre participei da procissão, mas, desde o ano passado resolvi acompanhar a queima de fogos", contou o gerente de recursos humanos João Alverne Albuquerque.
A participação dos fiéis é crescente e com impulso a partir de 2010, pela chegada de frades carmelitas. Por dez dias, os devotos homenageiam Jesus. Diariamente, às 4h30, os fiéis fazem caminhada pelos os bairros, conduzindo réplica da imagem. À noite, celebram novenas.
Enquete
O que move a sua fé?
"É uma devoção que trago desde criança. Aprendi a participar com meus pais e posso dizer que já alcancei várias graças. Nunca me canso de agradecer e renovar preces. A fé do povo de Icó é crescente"
Ciana Farias
Aposentada
Aposentada
"O meu nome já é em agradecimento a Jesus, o nosso Santo, que adoramos e seguimos. Faço parte há cinco anos da organização dos festejos, da Guarda do Senhor do Bonfim, e quero continuar firme na fé, na nossa crença"
Bonfim Nunes
Estudante
Estudante
Nenhum comentário:
Postar um comentário