Sobral- Tradicional ponto turístico de Sobral, no Norte do Estado, o Largo das Dores, na Margem Esquerda do Rio Acaraú, foi tomado por um grande público, neste domingo, 21, que saiu para prestigiar a entrada do Bloco Matracas do Acaraú, que reúne personagens históricos do folclore local para abrir o Pré-Carnaval da Princesinha do Norte. Em cortejo, o grupo seguiu às margens do Rio arrastando uma multidão.
Encontro
Misturando teatro, música e linguagem circense, o Matracas do Acaraú leva para as ruas da cidade a personagem “Luzia-Homem”, do romance de Domingos Olímpio, escritor sobralense e um dos fundadores do tradicional Theatro São João, para casar com “Cazuza”, personagem do Folguedo do Boi. Uma trama que mistura ficção com tradição, folia de reis com literatura, e é testemunhada por outros personagens reais e imaginários da cidade, como o “Diabo do Sereno”, “Chica Fulepão” e o “Diabo sem cabeça”.
Conexão
O bloco reúne mais de 30 artistas para contar essa história, que tem o Rio Acaraú como o primeiro filho sobralense. De acordo com Luísa Cela, presidente do instituo Ecoa, o bloco cria uma conexão com a cidade e traz à tona o desejo das pessoas de ocuparem os espaços públicos, deixando de lado a correria e os medos urbanos. “Nós queremos vivenciar aquilo que é nosso. E o Carnaval tem esse mérito de trazer o povo para fazes às pazes com a cidade”, explica. De acordo com o artista Rogênio Martins, que interpreta o personagem João de Apole, “o Matracas reúne circo, teatro, e muitas vertentes artísticas. O bloco resgata nossas raízes, nossa cultura, que vai passando para os mais jovens. Isso é muito importante para quem quer saber um pouco mais sobre a história de Sobral”, afirma.
Shows
O Matracas do Acaraú desceu acompanhado pela música carnavalesca da Big Farra Band. Durante todo o cortejo em direção ao Largo das Dores, foram realizadas intervenções de circo, teatro e show com a Banda du Sol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário