terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Começa o ano do vovô

Pedro Ken foi uma das primeiras renovações do Alvinegro para a temporada de 2018. Efetivo no ano passado, ele é um dos principais jogadores para o time considerado titular no início da temporada ( FOTO: REINALDO JORGE )

A torcida do Ceará já estava com saudade da equipe alvinegra após o fim da Série B e as festas alusivas ao tão esperado acesso para a elite do futebol brasileiro. Mas depois de um pouco mais de um mês, o Alvinegro já se reapresenta hoje para a temporada 2018, cercada de grandes expectativas para o clube, pelo calendário especial que a equipe terá ao defender o título cearense, retornar para a Copa do Nordeste, representar o Estado na Copa do Brasil e, claro, disputar a sonhada Série A do Campeonato Brasileiro.
Com tantas competições e expectativa lá no alto, o Vovô espera realizar uma pré-temporada perfeita em planejamento físico, técnico e tático, já que terá apenas 14 dias até o primeiro jogo oficial, que será pela Copa do Nordeste, diante do Salgueiro, no dia 16, fora de casa.
Assim, o técnico Marcelo Chamusca, um dos heróis do acesso do Vovô, comandará o trabalho com um elenco recheado de remanescentes (15) e bons reforços (10).
As contratações foram: o goleiro Renan, o zagueiro Bruno Pires, os laterais-direitos Leandro Silva e Renato, o lateral-esquerdo Ernandes, o volante Naldo, o meia Reina (só chega dia 6) e atacantes Felipe Azevedo, Douglas Coutinho e Luidy. Da equipe titular da campanha do acesso, permaneceram: o goleiro Éverson, os zagueiros Luiz Otávio e Rafael Pereira, os volantes Richardson e Pedro Ken, o meia Ricardinho e o atacante Élton, além de peças importantes ao longo do acesso - o goleiro Fernando Henrique, o zagueiro Valdo, o lateral-esquerdo/volante Pio, o lateral-esquerdo/meia Rafael Carioca, o volante Raul e os atacantes Rafinha, Roberto e Arthur.
Além dos citados, o grupo deve ser completado com jogadores são apostas do clube, como o zagueiro Denilson, o volante Parrudo e o meia Leandro Canhoto, trio da base do Grêmio, e o atacante Romário, que já passou pelo Vovô em 2012/2013.
Bateria
Como é rotina nos clubes, no início do ano, os jogadores do Ceará passarão por exames médicos nos primeiros dias da pré-temporada. Avaliações clínico ortopédicas, exames laboratoriais e cardiológicos serão realizados. De acordo com o Dr. Joaquim Garcia Filho, essas avaliações são importantes para que se avalie com precisão a situação clínica de cada atleta. Entre os principais exames que os atletas serão submetidos, o destaque maior fica por conta da ergoespirometria, que é um teste fundamental na identificação precoce de doenças cardiovasculares. O exame também fornece dados da condição aeróbica de cada atleta.
Roger Gouveia, preparador físico do Ceará, revela que, pelo calendário extenso de competições e o tempo curto de pré-temporada, o Campeonato Cearense e a Copa do Nordeste servirão para aprimoramento técnico-tático do time, além de melhoria no ritmo desses atletas. Nesse período, a intenção é construir uma situação para deixar os atletas em uma condição aceitável fisicamente para o início dos campeonatos. "Temos alguns fatores primordiais para esse início de trabalho: avaliar a parte física, técnica e identificar a qualidade técnica de cada jogador", disse. De acordo com Roger, a ideia é identificar as características de cada jogador (principalmente daqueles que estão chegando) para definição de equipes de treino.
Capacidades
Na pré-temporada, o departamento de fisiologia realiza avaliações com o intuito de traçar e conhecer o perfil de cada atleta. A partir dessas informações coletadas, elabora-se um planejamento para monitorar as cargas e tipos de treinos que serão estabelecidas para cada jogador. O objetivo, obviamente, é que estes cheguem às suas melhores condições antes das primeiras partidas.
Para Marcelo Chamusca, a expectativa para a temporada é ótima, embora o tempo de preparação não seja o ideal. "Nossa expectativa para a próxima temporada é ótima, apesar do curto espaço de preparação. Teremos apenas duas semanas de pré-temporada até a estreia e um calendário com três competições no primeiro semestre. Porém, temos que encarar as adversidades e buscar os melhores resultados".
Leandro Carvalho
O Ceará pode ter frustrada uma das suas principais investidas em termos de contratação. O atacante Leandro Carvalho, que já estava apalavrado com o Alvinegro e aguardando resposta do Paysandu, deve ser envolvido em troca de jogadores com o Botafogo/RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário