quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Ministro do Planejamento diz que governo não revisará salário mínimo de 2018

Resultado de imagem para fotos de Ministro do Planejamento diz que governo não revisará salário mínimo de 2018O ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, disse nesta terça-feira, que o governo não vai revisar o salário mínimo deste ano em função do reajuste programado ter ficado aquém da inflação de 2017. Segundo o ministro, a lei de reajuste do salário mínimo prevê que pequenas variações possam ocorrer, sendo compensadas no ano seguinte.

Dyogo lembrou que o reajuste em 2017, por exemplo, ficou um pouco acima da inflação de 2016 e agora ficou um pouco abaixo. “Isso vem sendo feito todos os anos. A própria
lei prevê que se pode compensar essas pequenas diferenças.”
O salário mínimo deste ano é de 954 reais, um pouco acima do valor de 2017, que era de 937 reais. A elevação no mínimo em 2018 fixada pelo governo foi de 1,81 por cento, a menor desde a criação do Plano Real e abaixo do resultado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que subiu 2,7 por cento no ano passado.

Neste mês, o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos, ingressou com ação no Supremo Tribunal Federal para questionar o reajuste. Nos cálculos da entidade, o salário mínimo deveria ser fixado em 958 reais este ano.

A ação pede revisão imediata do valor, sob pena de caus
52 reais ao ano a cada trabalhador. O salário mínimo também é o valor de cerca de dois terços das aposentadorias no País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário