As obras do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco avançam lentamente. O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, reafirmou, ontem, o compromisso do governo federal, após participar de uma reunião técnica com o diretor de engenharia da empresa Emsa, Ubiratan Lima.
A construtora é responsável pela primeira etapa (1N) do Eixo Norte que, quando concluído, levará as águas do "Velho Chico" para mais de 7 milhões de pessoas, nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Durante a audiência, o diretor informou ao ministro Helder Barbalho que, atualmente, a Meta 1N do Eixo Norte está com 27 frentes de trabalho ao longo dos 140 quilômetros de extensão da etapa. São 1.790 profissionais atuando nesse trajeto, com cerca de 500 equipamentos em operação. O diretor adiantou que, em fevereiro, o número de operário nos canteiros de obras vai subir 20% e atingir 2.148 trabalhadores.
Segundo as informações do Ministério, a Meta 1N vai dar funcionalidade ao Eixo Norte ao captar a água do Rio São Francisco, no município pernambucano de Cabrobó, e conduzi-la até a cidade de Penaforte, no Ceará.
De lá, as águas seguirão por meio das estruturas das outras duas metas (2N e 3N), que compõem o eixo até os estados da Paraíba e Rio Grande do Norte. Esses últimos trechos (2N e 3N) já estão praticamente finalizados, com 98% execução. Ao todo, o Eixo Norte do Projeto São Francisco está com 94,9% de avanço físico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário