Em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira, 08, o Secretário Interino de Cultura de Juazeiro do Norte, Renato Fernandes, tratou do plano de ação elaborado por todos os setores envolvidos no Carnaval Cultural de Juazeiro do Norte. O evento conta com apoio da Prefeitura Municipal, com trabalho integrado das secretarias. Umas das prioridades da festa, a pedido do Prefeito Arnon Bezerra, será o resgate da cultura carnavalesca, com os blocos, marchinhas, prezando por um evento pacífico para a família juazeirense,
A programação do Carnaval Cultural de Juazeiro terá início neste sábado, dia 10, e prossegue até a terça-feira, 13. Serão mais de 15 atrações, entre blocos, Banda de Música Municipal, grupos musicais e discotecagem eletrônica. Participaram da coletiva representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp), Secretaria de Segurança Pública (Sesp), através da Guarda Civil Metropolitana e o Demutran, além da Polícia Militar.
O Prefeito Arnon Bezerra, que também esteve presente durante a entrevista coletiva, garantiu que todos os órgãos envolvidos no apoio ao evento estão empenhados e orientados para não cometerem excessos. O Prefeito ressaltou que o objetivo desse plano de ação é favorecer àquelas pessoas que desejam se divertir de forma tranquila. “Num evento tão importante, onde a gente só se prepara para a alegria, essa é a maneira respeitosa que encontramos para valorizar a vida das pessoas. Queremos que esse carnaval seja o início de uma cultura e uma alegria, e não um momento que sirva para constranger ou envergonhar alguém”, completa o Prefeito.
Meio ambiente
O diretor de Serviços Públicos, Elói José, garantiu que a Semasp irá atuar durante o período do carnaval com fiscais que orientarão os vendedores ambulantes na área do Teatro Marquise Branca. Uma equipe que vai cuidar da manutenção da iluminação pública e uma equipe denominada Bloco da Limpeza, que cuidará diariamente da limpeza do ambiente, antes do início e após encerramento dos festejos.
Trabalho social
A Sedest estará presente durante os quatro dias de evento com equipes do CREAS, CRAS e Conselho Tutelar, além do Centro de Referência do Idoso (CRI) que participará com o Bloco Folia Não Tem Idade. A Sedest priorizará a prevenção do trabalho infantil e o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Segurança
A Secretaria de Segurança Pública, através da Guarda Municipal, estará com um efetivo de 25 homens e mulheres que ajudarão a garantir a tranquilidade na área do evento, buscando trabalhar em conjunto com a Polícia Militar, Semasp e Demutran, com o apoio de viaturas. Já o Demutran irá interditar o trânsito em um trecho da Avenida Paulo Maia, uma hora antes de começar a programação, e uma faixa da Av. Padre Cícero, ao lado da Praça do Teatro Marquise Branca. O efetivo orientará o tráfego nas avenidas citadas, garantindo a mobilidade na área do evento.
A Polícia Militar atuará em todo o Município, buscando garantir segurança à população durante todo o Carnaval. Segundo o Tenente Marcos, em Juazeiro do Norte, haverá um aumento no efetivo de mais 40 policiais que se revezarão nos dois turnos. Serão onze viaturas, que trabalhão juntamente com o moto patrulhamento e equipe da FTA, rodando diuturnamente.
Resgate
O Secretário de Cultura de Juazeiro do Norte, Renato Fernandes, reforçou que o Carnaval Cultural tem como público alvo as famílias. “Esse foi um pedido do Prefeito Arnon Bezerra: um evento de resgate do Carnaval, com boas músicas e que pessoas de todas as idades possam participar”, comentou.
Ele lembrou ainda que Juazeiro do Norte sempre foi um lugar de convergência, inclusive cultural, e que o Carnaval terá uma programação diversificada, assim como a cultura de Juazeiro do Norte. “Reforçamos o convite às famílias para que possam desfrutar de um carnaval realmente familiar, pautado, sem dúvida, no respeito”, disse Renato Fernandes.
Fotos: Helio Filho
Nenhum comentário:
Postar um comentário