Medida tem o objetivo de coibir a prática da profissão por condutores não regularizados. |
O presidente do Sindicato dos Mototaxistas é a favor da mudança e acredita que além de garantir que apenas os profissionais regulamentados exerçam a profissão, vai dar mais visibilidade a categoria. “Acredito que a padronização vai nos ajudar bastante. Não é justo que um mototaxista que não é regulamentado possa competir com um profissional clandestino, que não paga nenhuma taxa e, muitas vezes, coloca em risco a vida dos passageiros. O colete, além de coibir o trabalho de clandestino, vai dar mais visibilidade a nossa categoria”, aponta Aldenor do Nascimento.
Josivaldo Pereira, diretor de transportes do Demutran de Juazeiro, esclarece que os profissionais receberão sem nenhum custo os coletes. “Todos os mototaxistas regulamentados receberão os coletes de forma gratuita. A nossa intenção é padronizar o uniforme dos mototaxistas e permitir que o cidadão possa identificar o profissional regulamentado, evitando assim algum transtorno. A sociedade como um todo será beneficiada com essa ação”, diz Josivaldo Pereira.
A novidade tem dividido opiniões. O mototaxista João Costa acredita que o colete padronizado não impedirá o exercício ilegal da profissão. “O pessoal sempre dá um jeito de piratear. Eles podem não colocar o número, mas dão um jeito de se passar por mototaxista cadastrado. Se não tiver fiscalização, não adianta. Os ilegais ficam circulando e competindo de forma desleal com a gente”, afirma João Costa.
Já o mototaxista Francisco da Silva acredita que a mudança será positiva. “Eu acho que vai ficar mais organizado. Tem mototaxista com colete de tudo que é jeito e padronizando fica melhor e mais seguro, tanto pra gente como também para o passageiro, que se sente mais confiante e seguro. Como não vai ter custo pra nós, que somos regulamentados, é uma mudança muito bem vinda. Todo mundo vai sair ganhando”, relata o mototaxista Francisco da Silva.
Fonte: Jornal do Cariri
Nenhum comentário:
Postar um comentário