Cariri tem 28 museus que devem ser fortalecidos por meio de parcerias. (Foto: Reprodução) |
Segundo Alberto Siebra, organizador da Semana Nacional de Museus no Cariri, o encontro foi muito proveitoso e os representantes dos museus estão empenhados na construção de uma rede. “Este ano, o evento teve como tema ‘Museus Hiperconectados’. Debatemos sobre a importância de trocar experiência e nos apoiarmos mutuamente. Infelizmente, alguns museus da região sofrem com a falta de apoio, seja da iniciativa pública ou privada, e é preciso pensar em novas estratégias para mantermos esses espaços em atividade”, afirma Alberto Siebra.
De acordo com Cristina Holanda, presidente da Fundação Memorial Padre Cícero, no último levantamento feito no Cariri, foram contabilizados 28 museus públicos e privados, que em rede serão bem mais fortes. “Com a criação de uma rede, nós nos tornaremos mais fortes e, com isso, as possibilidades das conquistas acontecerem serão bem maiores. Essa iniciativa irá fortalecer a implementação de políticas públicas para o setor e deve estimular também o apoio da iniciativa privada”, diz Cristina Holanda.
Para o diretor executivo do Geopark Araripe, Nivaldo Soares, o Cariri possui um acervo riquíssimo, que deve ser preservado. “Nos nossos museus, temos parte da nossa história, seja ela religiosa ou paleontológica. É preciso preservar esse acervo para que as futuras gerações possam ter acesso a essa história. É preciso estimular também que a população crie o hábito de visitar esses espaços e, com isso, passe a valorizá-los”, aponta Nivaldo. Fonte: Jornal do Cariri
Nenhum comentário:
Postar um comentário