quarta-feira, 2 de maio de 2018

Chuvas contribuem para a queda de preços de alimentos na região do Cariri

Preço do feijão verde registra queda de preço.
(Foto: Divulgação/Ceasa)
As fortes chuvas que vêm caindo no estado do Ceará têm contribuindo para a queda de preços de alguns produtos na Ceasa Cariri. É o caso, por exemplo, do tomate que teve uma queda de 40% em seu preço, do feijão verde, que registrou queda de 52,4%, do maracujá de 53,8% e do abacate de 66,7%.

Para o analista de mercado da Ceasa-CE, Odálio Girão, isso se deve basicamente às chuvas e, consequentemente, à boa safra para o tomate na região da Ibiapaba e também  na região próxima ao Cariri, ocasionando grande queda no seu preço.

Ainda segundo Odálio, o feijão verde continua em plena safra no Ceará nos pontos que choveram, o que vem ocasionando  a forte queda no seu preço. 

“O maracujá também é a safra do Ceará que está entrando com força no mercado, além da safra da Bahia, chegando com mais intensidade, atingindo o patamar de 53,8% de queda no valor do seu preço. Já o abacate, em plena safra, a produção é de Minas Gerais, Bahia, São Paulo, o que lhe confere uma queda bem acentuada, de 66,7%”, explica ele.

E no contraponto da queda de preços está a cebola, em alta por conta da diminuição da colheita na região do Baixo São Francisco. A cebola que está chegando ao mercado está vindo da região Sul do Brasil, fazendo o preço disparar, atingindo 120% de aumento, tanto no preço da cebola pera quanto da cebola roxa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário