quinta-feira, 3 de maio de 2018

Teatro de bonecos e incentivo à leitura integram oficinas do Projeto Ventos que Transformam

Ubajara Ao oferecer atividades artísticas, culturais e de tecnologias sustentáveis para instalação dentro dos próprios espaços escolares, o Projeto Ventos que Transformam, da Echoenergia com realização do Instituto Brasil Solidário, retorna com a jornada de oficinas em Tianguá e Ubajara, na Serra da Ibiapaba, entre os dias 14 e 21 de maio. O Projeto traz atividades de educação ambiental e incentivo à leitura, com metodologias práticas, replicáveis e de integração da escola, gestão pública e toda a comunidade.
Etapas
As inscrições já se encontram abertas para técnicos das Secretarias de Educação, professores, estudantes e coordenadores pedagógicos dos dois municípios. As ações iniciais, realizadas no dia de abertura do evento (14), em Ubajara, apresentarão um Seminário de Leitura. Para as oficinas práticas, assim como na primeira etapa, o calendário de formações foi dividido em dois momentos, sendo o primeiro entre os dias 15 e 17, na Escola Família Agrícola de Ensino Fundamental Antônia Suzete de Olivindo da Silva, em Valparaíso, e dos dias 18 a 21, na Escola Humberto Ribeiro Lima, em Ubajara/CE.
Atividade
A semana marca também o encerramento da capacitação de Guias para o Parque Nacional de Ubajara, agendado para o dia 14 de maio, com a turma participando de uma ação em campo e colocando em prática todo o aprendizado visto em sala de aula, que trará como produto, um guia impresso de trilhas e dicas para um turismo sustentável, a ser doado ao Parque. A atividade será realizada dentro no próprio local, na trilha da Gruta até a Caverna, oportunizando aos alunos um contato direto com situações reais na condução aos visitantes e turistas.
Produção
Nas escolas, a expectativa é de mais uma semana intensa de produção e criatividade, considerando o potencial encontrado na primeira maratona de oficinas. Durante a primeira etapa, foi possível acompanhar a construção de vários espaços literários, a instalação de uma rádio escolar, já em funcionamento, com vinhetas e locução dos próprios alunos, e muitos cantos destinados às diversas alternativas sustentáveis e de energia limpa construídas em sala, como os chuveiros e lâmpadas solares inseridos dentro da escola. A segunda etapa de oficinas, reserva mais atividades práticas, lúdicas e de participação de toda a comunidade escolar.

 
Nesta edição, os mais de 400 educadores e alunos das escolas de Tianguá e Ubajara, que já participaram das atividades iniciadas em abril, poderão acompanhar a construção de uma maquete de casa sustentável, utilizando os conceitos de ‘Bioconstrução’, uma Oficina de Teatro de Bonecos e Marionete, que permite a construção dos personagens ainda em sala de aula, com materiais reciclados e reaproveitados na própria comunidade, além de atividades sobre mediação de leitura e contação de histórias, dentro dos espaços literários construídos na primeira etapa de formações, com muitas cores, formas e criatividade dos alunos e educadores das oficinas.
Segundo o Presidente do Instituto Brasil Solidário, Luis Salvatore, as ações buscaram agregar todo o potencial já existente na região, com soluções simples, didáticas e dinâmicas, que podem ser incorporadas de forma interdisciplinar no trabalho pedagógico da escola. “A primeira etapa já nos mostrou como temos aqui muitos educadores com sede de conhecimento; com motivação para replicar as ações, pois nossas ideias e sugestões pedagógicas são contextualizadas com a realidade local. São atividades que mobilizam toda a escola a refletirem sobre os cuidados com o meio ambiente, sobre a importância da leitura como ferramenta essencial de ensino. Então, nossa expectativa é de encerrar as atividades com muitos multiplicadores”, ressalta Luis.
Participação
Permitindo a efetivação das atividades dentro do eixo educacional de todas as escolas da região, o projeto, vem contando com a parceria da Secretaria de Educação de Tianguá e Ubajara. De acordo com a Coordenadora do Fundamental II, da Secretaria de Educação de Tianguá, Elizângela Gaspar, “estamos muito felizes com essa parceria, nós temos escutado dos educadores muitos elogios, relatando que são ideias de baixo custo com materiais reaproveitados, então é de interesse também da Secretaria levar essas ideias como ferramenta de incentivo e de mudança de conduta nas outras escolas”, reforça.

Resultados
Como resultado, o projeto já apresenta mudanças significativas na realidade das escolas inseridas, como a doação de 600 mudas para arborização local; 2 viveiros de mudas com ferramentas e materiais para produção e arborização; 3 sistemas de compostagem implementados; 3 minhocários doados; 3 filtros de águas cinzas; 3 aquecedores de água solar; 3 fornos solares; 3 salas iluminadas com lâmpadas produzidas com garrafas PET; 60 adesivos de sinalização; instalação de canteiros ecológicos e hortas verticais e convencionais implementadas com técnicas de reaproveitamento de materiais (recipientes ecológicos); a montagem de uma rádio escolar, além de outros benefícios.
Instituto Brasil Solidário no Ceará
O Instituto Brasil Solidário reforça o conceito “Juntos Construímos”, com apoio de instituições que agregam a sua missão, mantendo uma rede social com troca de experiências e parcerias, de forma intersetorial, permitindo que as ações sigam o modelo de multiplicação e construção do saber, dentro e fora do ambiente escolar. O projeto “Ventos que Transformam” vem sendo desenhado desde julho de 2017 com a Echoenergia e BNDES, para levar aos municípios de Tianguá e Ubajara uma série de ações nos eixos de educação e economia criativa, principalmente, em áreas ligadas ao empreendimento no local.
Serviço
II Etapa de Oficinas Práticas – Projeto Ventos que Transformam
Tianguá
Oficinas Práticas, de 15 a 17
Das 8 às 18h
Na Escola Família Agrícola de Ensino Fundamental Antônia Suzete de Olivindo da Silva – Assentamento Valparaíso
Ubajara
Seminário de Leitura, dia 14/5
Das 8 às 17h
Oficinas Práticas, de 18 a 21/5
Das 8 às 18h
Na Escola Humberto Ribeiro Lima
Colabore com o Blog Zona Norte pelo WhatsApp 88 9 9659-4083.

Nenhum comentário:

Postar um comentário