quarta-feira, 6 de junho de 2018

Fotógrafo Allan Bastos toma posse da Cadeira de Telma Saraiva no Instituto Cultural do Cariri

Fotógrafo Allan Bastos toma posse
da Cadeira de Telma Saraiva no
Instituto Cultural do Cariri. (Foto: Jardel Matos)
O fotógrafo Allan Bastos é o mais novo membro do Instituto Cultural do Cariri (ICC). Em 31 de maio, tomou posse da Cadeira de Nº 14, da Secção de Artes e Ofícios, cujo Patrono é Júlio Saraiva. Sua última ocupante foi nada menos que a artista plástica Telma Saraiva.

Carlos Allan Neves Bastos, 41, é natural de Crato e fotógrafo por vocação. Desde 1995, empunha a câmera na pretensão de retratar o “homem” nas manifestações culturais, nos artifícios, na subversão contemporânea e nos trabalhos de inclusão visual.

Trabalhou em Recife pela Fundação Joaquim Nabuco e editou o livro “Recife debaixo de pontes”, publicado pela UNICEF. Foi professor de fotografia no Estúdio Engenho da Luz PE e ministrou os cursos “Os discursos da fotografia”, “Olhe, pense e fotografe”, “A história da fotografia do Cariri”, “Fotografia artesanal” e “Fotobrincando”. Para além disso, desenvolveu trabalhos conceituais e contemporâneos com o Coletivo Café com Gelo. Foi da gerência das Artes Visuais na Secretaria de Cultura do Crato, em 2014, e estuda Artes Visuais na URCA. Atualmente está como supervisor de Turismo da prefeitura do Crato.

Em 2010, para Pachelly Jamacaru, no blog Zoom Cariri, Allan disse que fotografa gente: “Pessoas estão presentes no meu olhar. Hoje quero só fotografar e já sabendo onde a minha fotografia vai chegar. Quero construir um documento do Cariri, das festas populares, da cara do povo, do que elas fazem, da condição humana”.

Para o fotógrafo, não apenas é uma honra tomar posse no Instituto Cultural do Cariri, mas uma missão. Em sua avaliação, o ICC é um importante espaço de memória que deve pensar e agir também sobre o futuro. “Temos uma biblioteca, um teatro, um museu da Imagem e do Som. Temos sócios do ICC atuantes na cultura do Cariri com pintura, com música, com fotografia. São grandes artistas envolvidos no ICC. Agora queremos criar projetos para Instituto passe a ter ações efetivas, como incentivo a projetos de Lei que venham a valorizar a cultura e execução de cursos de cinema, fotografia, etc”, explica.    Fonte: Cariri Revista

Nenhum comentário:

Postar um comentário