Nesta quinta-feira (31), foi realizado no Hospital Santo Antônio, em Barbalha, o primeiro procedimento endoscópico para o tratamento da hérnia discal da Região do Cariri. O tratamento foi feito através do Sistema Público de Saúde, num paciente de 22 anos, que sofria com o problema há meses.
Ao contrário da cirurgia tradicional, que é a cirurgia aberta, a endoscopia é uma técnica avançada com mínima invasão e agressividade. Isso, porque por meio do endoscópio o cirurgião pode visualizar o local exato da doença com alta resolução e utilizando instrumentos de precisão.
Através deste método, o tecido doente é tratado sem lesionar os músculos e ligamentos ao redor. “O resultado disso é uma menor agressão nas estruturas normais da coluna, um menor tempo de internamento hospitalar e o retorno mais rápido do paciente às suas atividades de trabalho”, explica o Dr. James Rocha, responsável pelo procedimento cirúrgico.
Já na cirurgia tradicional, a musculatura precisa ser “descolada” do osso, envolve anestesia geral, grandes cortes e, assim, oferece mais riscos de sangramento e infecções.
A hérnia de disco ocorre quando o núcleo gelatinoso de um disco vertebral sai do lugar e comprime os nervos ao redor, causando dor. Fonte: Portal Badalo
Nenhum comentário:
Postar um comentário