segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Operação Sorriso deve realizar mais de 60 cirurgias no Cariri


Começa nesta segunda-feira (27) a triagem de paciente para realização de cirurgia de correção de lábio leporino. A informação é de um dos membros do projeto “Operação Sorriso”, Dr Romildo Bringel. Em entrevista ao site Badalo, o odontólogo revela que serão realizadas 60 cirurgias totalmente gratuitas em crianças, adultos e idosos.

Os procedimentos cirúrgicos estão marcados para acontecer nos dias 12, 13, 14, 15 de outubro no Hospital São Raimundo, no Crato. Os pacientes devem passar por triagens para identificar a necessidade de intervenções pré-operatórias. Nos dias 27 de agosto, 04, 11, 18 e 25 de setembro, além de 02 e 09 de outubro, essas pessoas devem procurar o Campus Lagoa Seca da Unileão, em Juazeiro do Norte, para iniciar o acompanhamento.

A expectativa é que pessoas de toda a região, inclusive estados vizinhos, possam ser contemplados com a ação da ONG Operação Sorriso. O trabalho é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar com odontólogos, cirurgiões plásticos, otorrinolaringologista, psicólogos e diversos outros profissionais de todo o Brasil e de outros países.

De acordo com o odontólogo, Romildo Bringel, os médicos realizam o procedimento de forma voluntária. A ONG garante passagem e hospedagem e os profissionais realizam os procedimentos de forma gratuita. No caso do Cariri, a ação também foi viabilizada a partir da parceria com a Unileão. O médico explica que a entidade disponibilizou a estrutura para os procedimentos do pré-operatório.

Outra parceria que deve ser firmada é com as Secretarias de Saúde dos Municípios na região para identificar os pacientes. Conforme destacou, quando saem da fase de criança as pessoas com lábio leporino deixam de frequentar locais públicos por vergonha e baixa autoestima. As gestões municipais devem participar identificando essas pessoas, através dos Agentes Comunitários de Saúde que visitam as famílias.

Mesmo após a ação, os trabalhos deverão continuar, mas em menor escala. A expectativa é que dois núcleos para diagnóstico e intervenções à pacientes com lábio leporino sejam implantados, sendo um no Cariri e outro em Sobral somando-se ao polo já existente em Fortaleza.   Fonte: Site Badalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário