A Prefeitura do Crato, através da Secretaria Municipal de
Saúde (SMS), em parceria com a Célula de Educação Permanente e do Núcleo de
Endemias da SMS e da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da URCA,
realizou na manhã dessa terça-feira, 30, capacitação voltada para agentes de
combate às endemias do Crato.
O curso aconteceu no auditório do Lacen e foi ministrado pelos residentes do programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da URCA.
De acordo com a Coordenadora Especial de Vigilância em Saúde, Arlene Sampaio, a secretaria está oferencendo o curso de atualização sobre as leishmanioses, com o objetivo de proporcionar aos agentes de endemias todas as informações acerca do conceito, diagnóstico, principais sintomas e sinais sobre tratamento.
“A importância desse curso é porque os agentes de endemias são profissionais que estão diariamente nas casas da população, e eles se tornam capazes de identificar casos suspeitos da doença, bem como através do contato direto com as pessoas. Os agentes conseguem orientar a comunidade de como proceder para previnir casos da doença, bem como saber agir diante da presença de sinais e sintomas tanto em humano quanto nos animais”, frisou Arlene.
O agente de endemias Francilânio Felipe ressalta a importância da capacitação para o trabalho realizado no dia a dia nas casas das pessoas. “Sem dúvida esse é um momento que vem somar com nossos serviços para que possamos orientar a população de acordo com os procedimentos do Ministério da Saúde”, disse Felipe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário