quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Designer juazeirense cria umidificador de ar feito de barro e ganha curso em Barcelona


Além do troféu, Rafael também ganhou um curso
internacional de Design em Barcelona
O designer juazeirense Rafael Monteiro, 24 anos, recebeu a premiação pelo projeto AMANA – Umidificador de Ar na 1ª edição do Concurso de Design do Instituto Tomie Ohtaki em parceria do a Leroy Merlin. O evento aconteceu nessa quarta-feira, dia 23 em São Paulo.

A exposição ficará aberta ao público até dia 10 de março com entrada gratuita. Além do troféu, Rafael também ganhou um curso internacional de Design em Barcelona.

Em entrevista, Rafael explica que a ideia de criar o produto surgiu da necessidade de desenvolver um umidificador na contramão da escala industrial, "(...)indo no rumo do fazer manual, do cuidado com o meio ambiente e as raízes históricas dos índios Kariris (...)", destaca.

A inspiração do projeto veio nos artefatos indígenas encontrados no Museu Homem Kariri, na cidade de Nova Olinda. A produção da estrutura em barro foi realizada pela Olaria Silva, de Crato. As embalagens, em palha de Carnaúba, foram trançadas pelas delicadas mãos da Associação Mulheres da Palha, na ladeira do Horto, em Juazeiro do Norte. 

Devoto do Padre Cícero, o designer, que é formado pela Universidade Federal do Cariri desde 2016 explica que o funcionamento do umidificador é simples. 

A inspiração do projeto veio nos artefatos indígenas encontrados no
Museu Homem Kariri, na cidade de Nova Olinda
"Similar a um filtro de barro, o umidificador é dividido em duas partes, a superior como compartimento para água, e a inferior é o local da ventoinha de computador que seria descartada ao lixo. Com o uso de uma fonte de energia de 12v, a água é resfriada naturalmente através da microporosidade do barro, fazendo uso da gravidade goteja na parte inferior sendo expelida pela ventoinha, resfriando e umedecendo pequenos ambientes domésticos com baixíssimo consumo de energia elétrica".

O Amana (palavra de origem Tupi-Guarani que significa Chuva) é ao mesmo tempo um umidificador de ar de baixo custo, tendo o barro como matéria prima, e um meio para falar de lendas, saberes e histórias do interior do Ceará, mais especificamente da região do Cariri.  Site Miséria

Nenhum comentário:

Postar um comentário