quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

O universo do brincar no Cariri foi vivenciado, no Museu do Crato, durante lançamento de livro


Casinhas para formigas, cantigas de ninar, meninos e meninas nos terreiros e muitos brinquedos e brincadeiras populares são compartilhadas com lindos relatos e ilustrações no livro Quintais do Cariri, de Letícia Graciano Nunes, lançado ontem (23), no pátio do Museu do Crato. O lançamento marcou também a abertura do local para eventos culturais, após uma reforma em todo o equipamento.

Os anfitriões, Wilton Dedê e Cléa Nunes, secretários titular e adjunta da Cultura, respectivamente, participaram do evento. Ele aproveitou para agradecer a presença de todos e “informar que reabrimos o pátio do Museu para eventos dessa natureza”.

Professores, artistas, crianças e adultos participaram do momento de partilha da pesquisa realizada para a elaboração do livro. Além das crianças brincantes, os mestres da cultura também foram fundamentais para o acervo da obra, em especial a Mestre Zulene Galdino. Para ela, o livro é muito importante para divulgar as brincadeiras para a nova geração que “só quer saber de celular”, brinca.

Ela contou e cantou as brincadeiras e músicas que embalaram toda a sua vida. Seus pais, conforme contou Mestra Zulene, foram importantes na transmissão oral das cantigas e grandes influenciadores do seu trabalho artístico. Os terreiros, grande palco para cirandas, reisados, manero pau, amarelinhas e diversas outras brincadeiras.

Quem também compartilhou seus causos foi o artista e educador social João do Crato. A cada história, ele lembrava “a importância em conectar a nova geração, as escolas com os terreiros dos mestres para o contato com esses seres que são essencialmente brincantes”.

Emocionada, a autora descreveu suas andanças pelo Cariri para o mapeamento dos personagens e suas brincadeiras. Ela conta que sempre gostou de brincar e sua paixão pelo tema a faz registrar essas vivências desde 2006, de forma amadora. Com a aprovação da sua pesquisa no edital Mais Infância, da Secretaria de Cultura do Estado, a sua paixão foi sistematizada e transformada em um livro, próprio para crianças de 0 a 99 anos.

A obra reúne as histórias nos capítulos Cantigas de Ninas, Cantigas de Roda, Trancelim, Corda, Amarelinha, Brincadeiras de Palmas, Brincadeiras de Rua, Pegar, Corrida de Tampa, Carrinho, Bola, Bicicleta, Videogame, Pião, Balançador, Pipa, Bila, Buras, Xibiu, Imaginação, Cidade de Formiga, Boneca, Casinha, Comidinha e Lapinha Viva. Cada capítulo dispõe do relato das brincadeiras, com identificação dos brincantes, ilustradas, fotos e as músicas ganharam a transcrição para partitura.

Além do livro, também foram produzidos mini documentários e, em breve, estarão disponíveis na internet. As escolas municipais de Crato, Juazeiro do Norte e Potengi receberão um exemplar do Quintais do Brincar.

A Secretária de Educação do Crato, Tereza Mônica, também marcou presença no lançamento, além dos professores e dos técnicos da Secretaria de Cultura do Crato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário