sábado, 1 de junho de 2019

Barbalha tem atrações culturais do Sesc na Festa do Pau da Bandeira


Começam neste sábado, as comemorações do Sesc Ceará na Festa de Santo Antônio, padroeiro de Barbalha, que acontece de 1º a 13 de junho. Durante cinco dias, o Serviço Social do Comércio realiza programação cultural com sete shows de forró e apresentação de grupo de tradição popular na cidade.

Dia 1º de junho, a partir das 14h, tem zabumba, triângulo e sanfona do grupo “Os 3 Daqui” fazendo forró pé de serra no Pré Pau da Bandeira do Arajara Park (ver serviço).

Na “Noite das Solteironas”, tradição realizada há vinte anos em que os devotos fazem simpatias a Santo Antônio, quem quiser encontrar um par pode participar da quermesse na Praça da Estação, onde o Sesc promove o show gratuito do forrozeiro Fábio Carneirinho e Banda, com início a partir da meia-noite.

Na manhã de domingo, de 8h ao meio dia, desfila um cortejo da tradição popular, organizado pelo Sesc em parceria com a Secretaria de Cultura de Barbalha com mais de 60 grupos da região. Pelas ruas, o cortejo mostra o Coco, Maculelê, Lapinhas, Reisado, Maneiro-Pau, a Dança da Fita, Bandas Cabaçais e diversas manifestações da cultura cearense.

Às 17h, o Terreiro de Socorro de Luna, organizadora da Noite das Solteironas, recebe o arrasta-pé com o forró de Edu Sales. Às 20h, no Largo do Rosário, a atração musical é o show de Chambinho do Acordeon e Banda.

Os shows promovidos pelo Sesc nas festas do padroeiro de Barbalha continuam durante a semana seguinte ao lado da Igreja Matriz de Santo Antônio. Na quarta-feira (5/6), o “Forró Ká Com Nois” anima a festa a partir da meia noite. No domingo seguinte (9/6), apresentam-se Joquinha Gonzaga e Banda e na segunda-feira (10/6) a Banda Tribaião.

Santo Antônio em Barbalha
De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), os primeiros registros da cultura popular na cidade em devoção a Santo Antônio de Pádua datam de 1928. Em 2015, a Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, em Barbalha, foi reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro. Anualmente milhares de visitantes vão acompanhar a festa que é considerada maior do mundo em homenagem ao santo, de acordo com a Prefeitura de Barbalha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário