sábado, 27 de julho de 2019

1º Spotter Night ocorreu na madrugada deste sábado no Aeroporto de Juazeiro do Norte

(Foto: Rodrigo Siebra)


Ocorreu das 0h às 5h deste sábado (27), o 1º Spotter Night da Infraero no Aeroporto de Juazeiro do Norte. O evento reuniu ao todo 10 fotógrafos e entusiastas da aviação registrando as operações no terminal juazeirense. O Orlando Bezerra já recebeu outras três edições diurnas do evento, sendo esta única a permitir registrar aeronaves durante a madrugada.

O evento além de proporcionar aos fotógrafos profissionais e amadores a oportunidade de registrarem fotos exclusivas, tem como intuito o compartilhamento de experiências, como relata o fotógrafo e futuro piloto Juan Landim.

“Este é um evento que reúne os que gostam de aviação e os que tem paixão pela fotografia, que são duas coisas que se encaixam perfeitamente. Nessas edições do evento que existem, além de fotografar aeronaves existe o compartilhamento de conhecimento entre as pessoas. Quem tem mais afinidade sobre aviação explica para os mais leigos como se dá esse meio e também dúvidas sobre fotografia”.

Sendo esta uma oportunidade para que os fotógrafos consigam unir as paixões da fotografia e a observação de aeronaves, os melhores ângulos de aeronaves puderam ser registrados, como estacionamentos no pátio do aeroporto, fotos do terminal e de passageiros, além dos pousos e decolagens.

Um destes entusiastas foi o Ronaldo Rodrigues, que mesmo sendo mais velhos que os demais participantes, não perdeu a coragem de iniciar sua paixão por fotografar e experimentar algo novo. Ele nos conta como foi sua experiência.

“Este ano, em fevereiro, iniciei-me no hobby da fotografia com 59 anos de idade. A vontade de eternizar momentos por meio da fotografia tem sido crescente a cada dia. Variados temas e assuntos têm me estimulado a retratá-los com um olhar diferente. Eis que a Infraero concede-me através do Spotter Night o privilégio de poder fotografar algo tão fascinante como aviões com suas decolagens e pousos. Observei um pouquinho o trabalho de dezenas de Colaboradores da Infraero, para que a ação de aterrissar, desembarcar, embarcar e decolar ocorram com segurança total para todos. Fiz fotos que me encheram de satisfação e que já as tenho como um troféu conquistado, além de ter conhecido novos colegas apaixonados por fotografia e aviões. Minha gratidão a Família Infraero e a todos os que me proporcionaram este momento único”.

A palavra spotter, em tradução literal, tem o significado de observador ou olheiro. Na aviação, o termo ganha uma variação: plane spotter, ou observador de aviões. O termo surgiu na Segunda Guerra Mundial, quando alguns países que sofriam ataques de bombardeiros alemães começaram a encarregar cidadãos para observarem a movimentação de aeronaves, lançando um alerta no caso de aproximação de bombardeiros.

O hobby do spotting é bastante praticado em diversos países e tem crescido também no Brasil, a partir da primeira edição do Spotter Day, realizada em 2015 no Aeroporto Internacional do Recife. Os spotters podem tanto observar a movimentação das aeronaves quanto registrar por fotografias ou vídeo as operações que envolvem a aviação dentro da área controlada do aeroporto.

Juazeiro do Norte recebeu ao todo quatro edições do evento, sendo as duas primeiras em 2016, e a terceira em 2017. Devido a reformas no pátio de aeronaves, não houve possibilidade de realização deste pela Infraero em 2018. Em 2019, com o pátio reformado e operações concentradas durante a madrugada, surgiu a oportunidade de realização do Spotter Night.

Esta será a última edição do evento dedicado aos “spotters”, nomenclatura em inglês dedicada a estes fotógrafos, realizada pela Infraero antes da entrega da gestão desta para a empresa estatal espanhola Aena, que deve assumir o Orlando Bezerra até o fim do ano.             Fonte: Site Badalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário