segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Estudantes voltam fechar acessos à reitoria da UFC em protesto contra novo reitor

O objetivo do bloqueio, segundo os estudantes,
é ter um diálogo com Cândido Albuquerque.
(Foto: Yohana Capibaribe)

Estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) voltaram bloquear, na manhã desta segunda-feira (26), os acessos de veículos e as entradas da Reitoria da instituição Bairro Benfica, em Fortaleza. Os alunos protestam contra a nomeação de Cândido Albuquerque como novo reitor da UFC.

É o terceiro dia de protestos na UFC contra o reitor. Na manhã de sexta-feira, os estudantes fecharam com correntes e cadeados as entradas da reitoria por aproximadamente três horas. Os manifestantes voltaram a protestar durante a tarde, quando era prevista a posse do novo reitor no local. Na terça-feira (20), os estudantes fecharam o cruzamento das avenidas da Universidade e 13 de Maio, no Bairro Benfica.

Na manhã desta segunda-feira, a entrada e saída de veículos é foi bloqueada pelos manifestantes. Os participantes permitiam o acesso ao prédio somente dos motoristas que baixassem os vidros dos carros e se identificassem. Cerca de 400 pessoas participam do ato, segundo os organizadores.

A reportagem entrou em contato com UFC, mas, até as 11h40, a instituição ainda não havia se posicionado sobre o ocorrido.

Por volta das 11h20, o grupo ocupou as escadas da reitoria para impedir um possível acesso do reitor a pé, já que as entradas para carros estão fechadas. As mobilizações foram decididas em assembleia estudantil realizada na última quinta-feira (22), com o apoio da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Ceará (Adufc).

De acordo com os estudantes que estão no local, as ocupações na reitoria vão continuar até que ocorra um diálogo entre o novo reitor e os universitários. Na reitoria, os manifestantes também denunciam a presença de seguranças à paisana que filmam e fazem fotos do movimento.

Reitor com menos votos
O novo reitor foi o terceiro colocado em uma consulta pública realizada com estudantes e professores da UFC. O mais votado, o então vice-reitor da UFC, Custódio Luís Silva de Almeida recebeu 7.772 votos na consulta enquanto Cândido recebeu 610 votos. O segundo colocado, Antônio Gomes de Souza Filho, chegou a receber 3.499 votos.                              G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário