segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Museu Luiz Gonzaga cria ala do Cordel em homenagem a poetisa Fátima Correia, em Crato

Fátima Correia é professora aposentada e Cordelista da Academia dos Cordelistas do Crato (Reprodução xilogravura Maercio Siqueira)


Museu Luiz Gonzaga, localizado no distrito de Dom Quintino, em Crato, criou mais um espaço dentro do local de exposição: a ala do cordel poetisa  Fátima Correia. A informação foi divulgada pelo curador e fundador do equipamento cultural, Pedro Lucas Feitosa, 14 anos, no final da tarde desta segunda-feira, 02.

A homenagem se deu quando o adolescente recepcionou estudantes do 6º e 9º ano da escola Raimundo Nonato de Souza, para um momento de contato com a cultura local. A unidade de ensino fica na própria localidade e durante a programação no museu os estudantes tiveram acesso as obras da poetisa, num momento descontraído debaixo de um pé de juá, na chamada “Roda de Cordel”.

Para Pedro Lucas, a homenagem deve ser feita em vida e a poetisa possui influência na literatura da região do Cariri. “A literatura de cordel faz parte da história do Museu Luiz Gonzaga, inclusive o museu ganhou um cordel: ‘Garoto cria em Dom Quintino Museu para Luiz Gonzaga’, feito por Fátima Correia”, explicou o estudante. Na ala, além de outros cordéis de cordelistas da região, estarão expostas as obras de autoria da poetisa, garantiu o curador. 

Estudantes tem contato com a Literatura de Cordel, na Roda de Cordel

QUEM É FÁTIMA?
Fátima Correia é natural de Caririaçu e radicada em solo cratense há 61 anos. É professora aposentada, além de cronista, escritora e poetisa. Integra desde novembro de 2015 a Academia dos Cordelistas do Crato (ACC), onde ocupa a cadeira nº 18 cujo patrono é o poeta Chagas Batista. É membro do grupo cultural Cirandeiras do Cordel. Tem vários cordéis publicados. É autora do Histórico e Hino da Escola Raimundo Nonato de Souza, além da melodia da canção-tema do Distrito Dom Quintino. A artista recebeu o título de cidadã cratense em 04 de dezembro de 2017, a sua mais nova conquista.

A informação pegou a poetisa de surpresa. Fátima lançou em agosto deste ano, pela a Academia dos Cordelistas do Crato, sua nova publicação, o cordel “Uma Vida, uma história! onde narra sua trajetória de vida”.

Fonte: Blog Papo Reto Cariri

Nenhum comentário:

Postar um comentário