O Ceará registrou chuvas em mais de 100 municípios no intervalo entre as 7h da quinta-feira (30) e as 7h desta sexta-feira (31), de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A maior precipitação ocorreu no município de Redenção, na Grande Fortaleza, com 145 milímetros. Os dados ainda são parciais e podem ser atualizados no decorrer do dia.
Outro município que recebeu boas chuvas foi Palmácia, no Maciço de Baturité, com 113,2 milímetros. Com as precipitações, o açude Germinal, que já havia atingido a sua capacidade máxima na última terça-feira (28), aumentou a sua lâmina de água em 41 cm nesta sexta-feira.
Segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), a válvula dispersora do açude teve que ser aberta. As águas correm, segundo a Cogerh, em direção ao açude Acarape do Meio, localizado na cidade de Redenção, distante 38 km de Palmácia. O Germinal foi construído em 2017, com 2,1 milhões de m³ de capacidade, e atende o município de Palmácia e localidades próximas. O açude serve, principalmente, para o abastecimento humano e perenização do rio Pacoti.
Transtornos em Fortaleza
Outras duas cidades registraram chuvas acima de 100 milímetros: Baturité (127 milímetros); Maranguape (112 milímetros) e Boa Viagem (105 milímetros). Em Fortaleza, a maior precipitação foi registrada no Posto do Pici, com 42,8 milímetros. A chuva deixou o Aeroporto Internacional Pinto Martins alagado e carros submersos na Avenida Heráclito Graça, no bairro Aldeota.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) afirma que a máxima em Fortaleza será de 31ºC e a mínima de 25ºC. A umidade mínima de 65% e máxima de 95%. A intensidade dos ventos é de fraco para moderado.
Previsão do tempo para fim de semana
De modo geral, segundo a Funceme, seguimos com tendência de chuvas com acumulados significativos para hoje e para o final de semana (1º) e (2) para todo o estado. Para sexta-feira (31), as chuvas tendem a continuar no decorrer do dia, de intensidade moderada e forte, principalmente na porção norte do Ceará.
E para o final de semana, as chuvas previstas devem acontecer especialmente no período da tarde e noite, mas não descartando pancadas de chuva na madrugada e manhã nas regiões citadas na previsão para tais dias. Como foi mencionado no últimos dias, a causa da chuva se dá pela presença de um de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e a atuação mais próxima da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Reservatórios
Os 155 açudes cearenses monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), que analisa o aporte diário nas barragens, têm capacidade para 18,62 bilhões de metros cúbicos de água. Atualmente, o volume está em tantos 2,66 bilhões de m³, o que corresponde a 14,30% da capacidade.
Ainda conforme o órgão, 94 reservatórios estão com volume abaixo de 30% (33 em volume morto e 13 secos). Apenas o Germinal se encontra com capacidade de 100%.
O açude Castanhão, maior reservatório do Estado, está com 2,5% da capacidade total. O Banabuiú, localizado no município de mesmo nome, é outro importante açude cearense castigado pela seca: está só com 6,11% de capacidade. Já o Orós, na bacia do Alto Jaguaribe, tem 4,88% de volume. Juntos, eles respondem por quase 20% do volume total do Estado. G1 CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário