Abertura da Romaria das Candeias 2020 (Foto: Rozelia Costa) |
Corações emocionados, olhares e ouvidos atentos à Celebração Eucarística e aquela alegria no sorriso e no louvor através do aceno com o chapéu de palha. Assim, estiveram reunidos uma multidão de fiéis no largo da Praça do Romeiro, na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, para a abertura de mais uma Festa e Romaria em honra à Nossa Senhora das Candeias. A noite desta quarta-feira (29) marcou o início para vivência de cinco dias intensos de fé, devoção, agradecimentos e preces, durante uma das maiores romarias de Juazeiro do Norte.
A Festa da Luz, como assim é carinhosamente conhecida, atrai romeiros e peregrinos vindos de várias localidades espalhadas pelo País. Em sua maioria, fiéis do Nordeste que seguem a tradição de seus familiares mais antigos em virem a Juazeiro do Norte para fortalecerem sua fé, por meio das bênçãos do Padre Cícero e da Mãe das Dores. Na Romaria de Candeias, o sentido da romaria torna-se ainda maior, pois é a própria Mãe de Jesus que aponta a Luz do Mundo, Jesus Cristo, fonte inesgotável de paz, misericórdia e esperança.
Neste ano, a abertura da Romaria das Candeias contou com a presença do Bispo da Diocese de Propiá (Sergipe), Dom Vitor Menezes, que presidiu a Santa Missa das 19h, na Basílica Santuário. Nas palavras do bispo romeiro, estava a alegria em vivenciar, pela primeira vez, a sua experiência romeira em Juazeiro. "Para mim, é uma experiência nova vivenciada nesta cidade. Vim a convite do Padre Cícero José, mas também como romeiro, peregrino. Hoje pela manhã, fiz visitas a vários lugares sagrados da devoção popular. Até o momento, estou impressionado com tudo que já vivi, me impressiona a fé deste povo", declarou.
Muitos peregrinos buscam no olhar terno da Virgem Maria, com o título de Nossa Senhora das Candeias, bem como no testemunho de vida do Padre Cícero, a luz para os seus passos, uma direção nova de vida. De acordo com Dom Vitor, a esperança é o impulso maior para as peregrinações a esta cidade, desde o tempo do Padre Cícero Romão até os dias atuais. "São pessoas simples, gente que se identifica com o Padre Cícero Romão pelo amor e acolhida que ele sempre teve para com os mais pobres. Creio que o povo continua vindo aqui nesta expectativa por uma palavra de conforto, para encontrar um amigo, que é o Padrinho Cícero, e pedir a Deus a bênção através dele. Na verdade, o povo vem cheio de esperança para uma vida nova, tempos novos", pontua o bispo da Diocese de Propriá que faz votos de retornar mais vezes. "Que esta seja a primeira de muitas outras romarias que farei a Juazeiro", acrescenta.
Programação
Para a vivência da primeira romaria do ano de 2020, a Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores preparou uma programação diversificada e acolhedora que seguirá até o próximo dia 02 de fevereiro, dia em que a Igreja celebra a Solenidade da Apresentação do Senhor e dia também festivo em honra a Nossa Senhora das Candeias.
Este ano, de forma especial, a Romaria das Candeias integra-se à programação do Ano Jubilar pelos 150 anos de ordenação sacerdotal do Padre Cícero Romão Batista, ao refletir o tema: "Padre Cícero e a devoção ao Sagrado Coração de Jesus".
PROGRAMAÇÃO BASÍLICA
Dia – 31 Janeiro (Sexta-feira)
5h – Oficio de Nossa Senhora
6h, 9h, 16h, 19h – Santa Missa
12h – Maria valei-me
14h – Terço da Misericórdia
15h – Encontro com os Romeiros
20h30 – Momento Cultural Show do Chapéu – Praça do Romeiro
Dia –1º Fevereiro (Sábado)
5h – Oficio de Nossa Senhora
6h, 9h, 16h, 19h – Santa Missa
12h – Maria valei-me
14h – Terço da Misericórdia
15h – Encontro com os Romeiros
20h30 – Momento Cultural Show do Chapéu – Praça do Romeiro
Dia – 02 Fevereiro (Domingo)
5h, 7h, 9h – Santa Missa
12h – Despedida dos Romeiros
17h - Missa da bênção das velas - Capela do Socorro
18h - Procissão das Candeias (Ruas do Centro)
19h – Encerramento da festa com a bênção do Santíssimo Sacramento.
Todos os dias (29/01 a 01/02) Missas na Capela do Socorro 7h, 10h, 15h30 e às 17h.
A Romaria
A Romaria de Candeias é considerada a terceira maior em número de romeiros, de acordo com o calendário das romarias de Juazeiro do Norte. A festividade abre o ciclo de romarias no município. No total, estima-se que cerca de 250 mil pessoas visitem a cidade durante os cinco dias de programação. No próximo dia 02, encerramento da festa, um verdadeiro "mar de luzes" é esperado com a realização da tradicional Procissão das Velas.
Por Ingrid Monteiro - Jornalista
Nenhum comentário:
Postar um comentário