quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Com meio milhão de passageiros por ano, aeroporto de Juazeiro receberá Anvisa para tratar do Coronavírus

(Foto: Normando Sóracles)
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem visita agendada ao Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, para tratar do Coronavírus. De acordo com a Aena Brasil, que administra o terminal, os técnicos devem chegar à região do Cariri ainda na primeira quinzena de fevereiro.

O Ceará tinha apenas um caso suspeito da doença. Um paciente em Sobral, contudo, teve o diagnóstico descartado no último dia 3. O Brasil segue, no entanto, como 11 casos suspeitos de acordo com o Ministério da Saúde: Rio de Janeiro (1), São Paulo (4), Santa Catarina (1) e Rio Grande do Sul (5).

Questionada, a Aena informou que, nestes casos, não age de forma independente e aguarda as orientações da Anvisa. Apesar disso, já há de forma linear as orientações do órgão para todos os funcionários de aeroportos Brasileiros:

Frequente higienização das mãos com água e sabonete;
Quando as mãos não estiverem visivelmente sujas, pode ser utilizado álcool gel para higienizá-las; Utilizar lenço descartável para higiene nasal. Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir.


Movimento 
Ademais, o aeroporto de Juazeiro do Norte tem 270 empregados cadastrados no sistema de credenciamento.  Contudo, a população diária do aeroporto depende dos horários e das escalas de serviço de cada empresa. 

De acordo com dados ainda da Infraero, o Orlando Bezerra teve movimentação de 535.443 passageiros em 2019, somando embarques e desembarques. Em 2018, esse número foi de 563.895 passageiros passando pelo aeroporto. 

Nesta quinta-feira (6) os secretários de saúde dos Estados e das capitais brasileiras estarão reunidos, em Brasília (DF), com o Ministério da Saúde para debater as ações elaboradas para o enfrentamento ao novo coronavírus. 

O Ministério da Saúde solicitou a atualização de planos de contingência aos estados e capitais. Os gestores federais, estaduais e municipais irão discutir os protocolos e medidas de prevenção, de acordo com a realidade de cada localidade. Fonte: Site Miséria

Nenhum comentário:

Postar um comentário