terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Fetamce divulga que professores de 15 municípios do Cariri já receberam reajuste salarial para 2020

Chegou a 70 o número de municípios cearenses que já reajustaram o salário dos professores neste ano. Em 69 desses municípios a reposição salarial se igualou ou foi maior que o índice de 12,84%, estipulado pela Lei Federal Nº 11.738/2008, que criou a carreira do magistério público da educação básica. O levantamento foi realizado pela Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce).

No Cariri, 15 municípios já divulgaram que vão seguir o reajuste anunciado por portarias do Ministério da Educação entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020. São eles: Aurora; Barbalha; Brejo Santo; Farias Brito; Juazeiro do Norte ; Lavras da Mangabeira; Mauriti; Milagres; Missão Velha; Penaforte; Santana do Cariri; Tarrafas; e Várzea Alegre, todos com reajuste de 12,84%. Já Salitre concederá 13% e Campos Sales 13,50%.

Em 98,5% das localidades o crescimento salarial terá efeito nos 12 meses de 2020. Outro destaque é que somente Piquet Carneiro (na região do Sertão Central) aplicará reposição inferior ao anunciado pelo Governo Federal. Lá os educadores terão, até o momento, correção de 9,55%.


Já sobre o impacto na carreira do magistério, na maioria dos municípios o aumento concedido foi aplicado de forma linear (84%), ou seja, contemplando igualmente os educadores com ensino médio, graduação, especialização, mestrado ou doutorado. Em 4% houve a aplicação de percentual por nível de formação, sendo aqui notados elevados percentuais. 10% não registrou dado sobre esta questão. 

A pesquisa, conforme a entidade repassou ao blog do Ambrósio Santos, continuará sendo atualizada nas próximas semanas e é conduzida pela secretaria de comunicação da Fetamce e realizada junto aos sindicatos de servidores e professores filiados à entidade sindical estadual, além de contar com o apoio de dirigentes das seções regionais da Federação. As informações divulgadas, portanto, são de inteira responsabilidade das fontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário