O posto Cana Brava dos Ferreiras, localizado no município de Granjeiro registrou a maior chuva do Cariri entre às 7hs da sexta-feira (27) e às 7hs deste sábado (28), sendo 30 milímetros (mm), conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A maior precipitação do Ceará durante o mesmo período ocorreu em Tauá, 76 mm. No estado choveu em 101 municípios, sendo 13 localizados na região do Cariri.
O último fim de semana do mês de março deverá ser de chuvas mais escassas em maior parte do território cearense. De acordo com análise das condições atuais de tempo realizada pela Funceme, o Noroeste e o Cariri e Centro-Sul do Estado tenderão a concentrar os maiores acumulados.
Atualmente, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) apresenta-se com fraca atividade convectiva, que é a formação de nuvens mais favoráveis a chuvas expressivas. Este padrão vem sendo observado nos últimos dias.
De acordo com a gerente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto, permanece, na altura do estado da Bahia, o sistema frontal estacionário que colaborou para precipitações no Ceará, mas sua atividade deve reduzir. “Ela continua presente, no entanto, perdeu um pouco sua intensidade. Assim, a previsão para os próximos dias é de que haja uma redução nas chuvas, principalmente, entre sexta e sábado. Porém, observamos que a Ibiapaba e o Litoral Norte, que têm recebido chuvas consideráveis, permanecem com tendências favoráveis à continuidade, isso torna necessária a atenção, já que têm ocorrido alagamentos e enchentes”, reforça.
Neste sábado, o Ceará deverá apresentar predomínio de céu variando entre parcialmente nublado e claro ao longo do dia com chuvas isoladas na Ibiapaba, no Litoral Norte e Cariri. Não estão descartados possíveis registros nas demais porções do estado, porém, a área de abrangência deve ser entre 5 e 20% de cada macrorregião.
Já no domingo (29), as condições não deverão ser tão diferentes, além do Noroeste e Sul, apenas a região Jaguaribana deverá ter um cenário relativamente melhor que no sábado.
Veja onde chove na região caririense:
Nenhum comentário:
Postar um comentário