quarta-feira, 22 de abril de 2020

Ceará tem quase 40 mil ocorrências por aglomeração e comércios abertos em um mês de quarentena

Em um mês de quarentena, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) atendeu quase 40 mil ocorrências por descumprimento ao isolamento social, implantado desde 0h de 20 de março por meio de decreto assinado pelo governador Camilo Santana como medida de combate à Covid-19.

Os dados abrangem os núcleos da Ciops na Grande Fortaleza e nos municípios de Sobral e Juazeiro do Norte. As informações foram divulgadas na noite desta quarta-feira (22) pela Secretaria da Segurança Pública do estado.

Das 39.094 mil ocorrências, 23.174 referem-se a aglomerações de pessoas e 15.920 à abertura de comércios considerados não essenciais. Ao longo dos 30 dias, portanto, houve uma média de cerca de 1.300 ocorrências a cada 24 horas. Do total de chamadas telefônicas, 45,5% foram feitas em dias de sábado e domingo.

O secretário da Segurança Pública do estado André Costa reforçou o pedido de conscientização da população no combate à pandemia. "Infelizmente, para alguns casos em que há desrespeito a essas normas, essas pessoas que descumpriram as medidas sanitárias e incorrem no crime do artigo 268 foram conduzidas a delegacias. Contra elas, foram lavrados procedimentos criminais e terão que responder perante a Justiça pelos fatos praticados. A gente espera contar com a colaboração, conscientização e empatia da população para que possamos o quanto antes ultrapassar essa etapa e retomar cada vez mais a normalidade do nosso cotidiano”, ressaltou. 

Covid-19 no Ceará 
O Ceará ultrapassou os 4 mil casos de infectados pela Covid-19 nesta quarta-feira (22). Segundo a última atualização da plataforma IntegraSUS, realizada às 17h, o estado tem 4.115 acometidos pela enfermidade, além de 239 mortes. São 18 mortes a mais que as registradas no dia anterior. 

Fortaleza concentra a maioria dos registros, com 3.302 casos e 189 óbitos. O novo coronavírus (Sars-Cov-2) já alcança 110 cidades cearenses.            G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário