(Foto: Fabrício Ferraz) |
A Secretaria Municipal da Saúde lançou nas redes sociais na tarde desta quinta-feira (28), uma nota informando que foi confirmado o primeiro caso da Covid-19 no município de Altaneira.
A nota informa que a paciente é “uma idosa de 70 anos, hipertensa, cujo quadro clínico é estável, e não tem critérios para hospitalização”. Ainda segundo a secretaria, a idosa encontra-se recebendo tratamento, em ambiente domiciliar, sendo acompanhada "juntamente com os contactantes, por uma equipe de saúde”.
Apesar de reafirmar “o compromisso com a comunidade, em manter a transparência e a eficiência com os casos que por ventura venham a surgir”, a nota despertou desconfiança nos altaneirenses que questionaram a confirmação do caso, um dia após a divulgação da suspeita.
O ex-secretário Municipal da Saúde, Luan Kaio, informou que a confirmação se deu através de teste rápido que comprova a presença de anticorpos no sangue e adiantou que “pelos protocolos, daqui a 3 dias provavelmente [a paciente] tem alta médica e que já não apresenta sintomas”.
Com 7.586 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Altaneira era um dos dois municípios do Cariri sem casos confirmados do novo coronavírus. No último final de semana foi iniciada a operação de barreiras sanitárias, inclusive com funcionamento durante 24 horas nas principais entradas da cidade.
Até esta sexta-feira (29), apenas Granjeiro não apresentava paciente com resultado positivo para a infecção. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, existem 4 casos suspeitos e 2 já foram descartados.
A região do Cariri é composta por 29 municípios. Com informações do Blog de Altaneira
Nenhum comentário:
Postar um comentário