(Foto: Paulo Alberto) |
O prefeito Roberto Cláudio disse na noite desta sexta-feira (29 em live que, embora o decreto de lockdown em Fortaleza termine no próximo domingo (31), um novo vai entrar em vigor na segunda-feira (1º) e, com isso, "pouca coisa" vai mudar em relação às medidas de isolamento social. Ele informou ainda que pretende criar um plano de mobilidade urbana sustentável para a reabertura da economia, com fortalecimento da estrutura cicloviária e adaptação de horário de funcionamento das atividades.
"O mais importante é que pouca coisa vai mudar a partir de segunda-feira [1º de junho] como eu disse, basicamente algumas atividades econômicas de menor risco sanitário e que vão poder ter a capacidade de serem iniciadas sem agravar o risco de contaminação é que passam a funcionar a partir da segunda-feira. É um escopo bem limitado. É um pequeno pedaço que muda, mas todo o restante das coisas vão se manter basicamente do mesmo jeito", alertou.
Bicicletas e horários diversificados
Sobre o plano de mobilidade sustentável, o prefeito adiantou que será um conjunto de ações a serem apresentadas nas próximas semanas que vão ajudar a diversificar horários de ônibus baseados no funcionamento das atividades econômicas para evitar aglomerações.
"Vamos diversificar o horário de abertura de alguns tipos de serviços fazendo com que os horários de abertura e fechamento não sejam os mesmos para evitar aglomerações no transporte público, que é um dos ambientes de maior risco de contaminação, além disso planejamos montar uma estrutura cicloviária definitiva e temporária e ampliar com mais celeridade o programa Bicicletar e o Bicicleta Integrada para poder dar oportunidade também do transporte cicloviário como instrumento de transporte para o trabalho", explicou.
Ceará passa de 38 mil casos de Covid-19
Até às 17h53 desta sexta-feira (29), o Ceará acumula 2.859 óbitos causados pela Covid-19. São 126 a mais registradas nas últimas 24 horas, conforme a plataforma IntegraSUS, da secretaria da Saúde, que também traz 38.395 casos confirmados da doença no estado. Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza já registra 102 mortes, sendo o primeiro município cearense depois de Fortaleza a superar uma centena de vidas perdidas.
A capital aparece com 1.877 óbitos e 21.705 casos da doença confirmados, sendo a cidade no estado com os maiores números da enfermidade.
Outros municípios que já registram mais de mil acometidos pela Covid-19 são Caucaia (1.304 casos), Sobral (1.195) e Maracanaú (1.077).
A quantidade de casos investigados do novo coronavírus (SARS-CoV-2) é de 46.727 e em todo o estado houve a recuperação de 25.858 pessoas.
Os números apresentados pela Secretaria da Saúde são atualizados permanentemente e fazem referência à disponibilidade dos resultados dos testes para detectar a presença dos vírus, ou seja, não necessariamente correspondem à data da morte ou do início da apresentação dos sintomas pelo paciente. G1 CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário