Depois de seis semanas em fase de transição, as cidades da macrorregião do Cariri: Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Brejo Santo e Iguatu, passam para a Fase 1 do Plano de Retomada da Economia, de acordo com o anúncio do governador Camilo Santana (PT), em transmissão nas redes sociais neste sábado (01). A região foi a última a sair da Fase de Transição em todo o Ceará.
Camilo afirmou que os indicativos demonstram avanços na diminuição do novo coronavírus em todo Estado.
“Lembrando que todos os indicadores do Estado em todas as regiões, tem melhorado a cada dia, a cada semana. [Tivemos] redução de casos, de óbitos, diminuição da taxa de letalidade, diminuição da positividade nos testes”, explicou Camilo Santana.
Fortaleza segue na Fase 4. mas não tem autorização para o funcionamento de cinemas e bares. Em relação ao retorno das aulas presenciais na capital, o petista disse que as escolas e universidades, públicas e privadas, não deverão retornar as aulas presenciais ainda no mês de agosto, com previsão de retorno apenas no início de setembro, se a situação epidemiológica permanecer favorável.
O governo explicou que ao longo das próximas semanas, as equipes definirão de que forma ocorrerá esse retorno: fases, formato e protocolos a serem seguidos, com o intuito de evitar um novo aumento de casos e óbitos. “Temos avançado de forma correta até aqui, e não queremos correr o risco de retrocesso. A preservação da vida sempre estará em primeiro lugar,” ressaltou o governador.
Sobre eventos que geram aglomerações, continuam sem previsão de retorno, sendo feita avaliação permanente da situação epidemiológica.
Além de Fortaleza, os municípios da macrorregião de Fortaleza avançam para a Fase 4. As cidades da região do Sertão Central, Litoral Leste e Vale do Jaguaribe, continuam na Fase 2 e a macrorregião Norte avança para a primeira semana na Fase 2.
O que muda no Cariri com a Fase 1?
Além dos estabelecimentos autorizados na Fase de Transição, como indústrias, óticas e salões de beleza, parte do comércio caririense vai reabrir, após autorização do Governo do Estado no avanço do Cariri para a Fase 1 do Plano de Retomada da Economia.
Segundo o que determina o Plano, estão autorizados a funcionar, as lojas de: Vendas de móveis; Eletrodomésticos; Roupas; Calçados; Lojas de doces; Concessionárias de veículos; Comércio de bicicletas; Livrarias; Lojas de cosméticos, entre outros.
A permissão é referente tanto a lojas nos centros comercias, como nos shoppings centers. Apesar da autorização do Governo do Estado, é necessário aguardar a publicação do decreto, além do posicionamento das prefeituras municipais, que no Cariri, decretaram isolamento rígido até este domingo (2). Fonte: Site Badalo
Nenhum comentário:
Postar um comentário