Rio Salgado em Lavras da Mangabeira. Foto: Deyved Viana |
Com as chuvas registradas na região do Cariri desde o mês de fevereiro deste ano, a bacia do Rio Salgado, responsável pelo abastecimento hídrico de 23 municípios, acumula quase o dobro do volume de água registrado no fim de janeiro. De acordo com dados do Portal Hidrológico do Ceará, gerenciado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o volume de água armazenado no leito do Rio saltou de 27% no primeiro mês do ano, para cerca de 51% em abril. Com capacidade de armazenamento de 452,4 hm3 (hectômetros cúbicos), atualmente a concentração de água na bacia chega a 234,21 hm3.
Ainda conforme os dados apresentados na plataforma, dos 14 açudes que compõem a bacia do Salgado, nove estão com volume hídrico acima de 40%. O açude do Rosário, em Lavras da Mangabeira, o único que atualmente está com 100% da capacidade, começou a transbordar na última semana. O próximo a sangrar, caso as chuvas continuem a banhar a região pelos próximos dias, pode ser o açude atalho, em Brejo Santo, que tem volume atual de 83%.
Como a quadra chuvosa se estende até o fim de maio, a previsão é que a bacia do Salgado alcance níveis ainda maiores de reserva hídrica. Em termos comparativos, o volume já alcançado de 51% supera o percentual de 39% registrado ao fim da quadra chuvosa de 2020 e o de 25% observado no mesmo período de 2019.
Embora o Rio Salgado tenha conquistado o maior aporte hídrico dos últimos três anos no primeiro quadrimestre (janeiro a abril), a região do Cariri registrou precipitações pluviométricas 7% abaixo do que era esperado para o período. De acordo com estatísticas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), de janeiro a abril deste ano a região acumula 651mm de chuvas. O normal para o ciclo, segundo as previsões meteorológicas do órgão, seria 700mm. Como ainda faltam cinco dias para o fim do mês, é possível que o volume ainda seja alcançado.
Confira o volume hídrico dos açudes que formam a bacia do rio Salgado:
Fonte: O Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário