Praça da Igreja Matriz de Aurora
Aurora lançou, nesta segunda-feira (31), o decreto municipal que estabelece lockdown no município, a fim de prevenir aglomerações no período de 1º a 6 de junho. De acordo com a gestão municipal, ficarão suspensos todos os serviços e operações financeiras prestados diretamente em agências bancárias, caixas eletrônicos e lotéricas, comércios não essenciais e eventos em ambientes abertos ou fechados. No entanto, fica permitido, com restrições, o funcionamento de igrejas e templos, academias, escolas e serviços essenciais.
No final de semana só será permitido no município o funcionamento dos postos de gasolina, farmácias e drogarias, laboratórios de análises clínicas, hospitais e demais unidades de saúde e clínicas odontológicas e veterinárias para atendimento de emergência, bem como as funerárias.
Como serviço essencial em dias úteis, ficam autorizadas a funcionar:
Postos de combustíveis;
Hospitais e demais unidades de saúde e clínicas odontológicas e veterinárias para atendimento de emergência;
Laboratórios de análises clínicas;
Segurança privada;
Imprensa, meios de comunicação e telecomunicação em geral;
Borracharias e oficinas mecânicas automotivas;
Funerárias;
Transporte de carga;
Farmácias e drogarias;
Supermercados;
Funcionamento com restrições.
Igrejas e templos de qualquer culto, serão limitados a 25% da sua capacidade de pessoal, por serem consideradas como atividade essencial nos termos da Lei nº 398/2021. As academias devem obedecer aos termos da Lei de nº 403/2021, que considerou atividade física também como essencial.
As atividades de ensino com aulas presenciais a todas as séries do Ensino Fundamental, observada a limitação de 25% da capacidade de alunos por sala, também estão autorizadas a funcionar na cidade.
Estas atividades com restrições em Aurora devem funcionar até as 13h, com exceção dos postos de gasolina, farmácias e drogarias, laboratórios de análises clínicas, hospitais e demais unidades de saúde e clínicas odontológicas e veterinárias para atendimento de emergência, bem como as funerárias.
O município de Lavras da Mangabeira também decretou lockdown. A medida foi iniciada nesta segunda-feira (31), e deve durar 7 dias, seguindo até o dia 06 de junho.
Milagres
A Prefeitura de Milagres também definiu medidas mais restritivas de isolamento social, mas até o momento, sem adotar lockdown. A medida determina algumas mudanças no horário de funcionamento dos estabelecimentos não essenciais, bem como toque de recolher ampliado aos fins de semana. As normas entraram em vigor nesta terça (1º) e seguem até a próxima segunda-feira (7).
As normas foram anunciadas por meio de pronunciamento transmitido pelas redes sociais na noite desta segunda-feira (31), e que contou com a participação do Prefeito Cícero Figueiredo, do Vice-Prefeito Anderson Eugênio, da Primeira Dama Sônia Moreira de Figueiredo, do Secretário de Saúde, Gean Feitosa e do Secretário de Segurança Pública, Cidadania e Defesa Civil, Mauro Sousa.
Pelo texto, permanece a proibição de festas, feiras e quaisquer tipos de eventos. Também não será permitido a circulação de vendedores ambulantes e crediaristas e o funcionamento de bares. O toque de recolher segue, mas agora no horário de 20h às 5h, de segunda a sexta, e de 19h às 5h, nos finais de semana e feriados.
O comércio de rua, incluindo restaurantes, pode funcionar de 7h às 13h com limite de 40% da capacidade. As instituições religiosas podem permanecer abertas de 7h às 17h, com capacidade máxima de 25%. o consumo de bebida alcoólica dentro destes estabelecimentos, bem como os categorizados como serviço essencial, fica totalmente proibido.
As academias poderão funcionar no horário de 6h às 18h, de segunda a sexta, e de 6h às 15h, nos finais de semana e feriados, com 25% de sua capacidade. O decreto permite a prática de atividades físicas de forma individual e garante a continuidade da modalidade remota no ensino público.
Atividades consideradas essenciais, como supermercado e farmácias, poderão funcionar das 5h às 20h, de segunda a sexta, e das 05h às 19h, nos finais de semana e feriados.
Fonte: Site Badalo
Nenhum comentário:
Postar um comentário