O “Digitaliza na Estrada” embarcou em rota na região do Cariri na última quarta-feira (26 de janeiro de 2022), com os técnicos do Ministério das Comunicações (MCom), que estiveram em Altaneira e Farias Brito, onde verificaram as instalações das torres de TV digital e esclareceram dúvidas dos gestores e moradores sobre a infraestrutura. Nesta quinta-feira (27), a equipe do MCom passou pelas cidades de Granjeiro e Lavras da Mangabeira. Nesta sexta-feira (28) é a vez de Abaiara e Porteiras.
“A TV Digital vai mudar a realidade das pessoas, levando informação, educação e entretenimento para os quatro cantos do Brasil”, aponta o ministro das Comunicações, Fábio Faria. Com a digitalização, a população local ganha mais qualidade de imagem e som e maior variedade de programação. Ao todo, o Digitaliza na Estrada irá percorrer cerca de 7 mil quilômetros em seis estados: Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Piauí, Maranhão e Alagoas. As localidades visitadas estão entre os 1.638 municípios do país que ainda contam apenas com o sinal analógico.
Em Altaneira, com quase 8 mil habitantes, o prefeito Dariomar Rodrigues comemorou a chegada do sinal digital afirmando que os cidadãos poderão contar com “mais transparência e informação”. De lá, a equipe do MCom seguiu por 50 quilômetros para Faria Brito, cidade com 19 mil moradores que também é conhecida por “a capital do Cal”. Depois do Ceará, o digitaliza na Estrada segue para a Paraíba, no dia 31 de janeiro, onde passará por Pilões, Frei Martinho, Salgadinho e Gurjão.
As estruturas são pagas como contrapartida pelas empresas que adquiriram os lotes de radiofrequências para operar o 4G, sem custos para a União. O leilão do 5G também prevê compromissos das operadoras, como levar internet de alta velocidade para todas as rodovias federais e escolas públicas, implantar o Programa Amazônia Integrada e Sustentável (PAIS) e o projeto da rede privativa de comunicação da Administração Pública Federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário