A ação de doação de sangue realizada no estacionamento do Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, no último mês de dezembro, conseguiu arrecadar 93 bolsas, número maior que o da última iniciativa, antes da pandemia de Covid-19, quando cerca de 80 bolsas de sangue foram recolhidas. Depois de captadas, elas são encaminhadas ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), passam por avaliação e tratamento e depois são encaminhadas para as unidades onde serão utilizadas.
Ao todo, 133 pessoas se candidataram para realizar a doação. Colaboradores do HRC, equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), e o público externo puderam concretizar o ato solidário, já que a ação tinha suporte da unidade móvel do Hemoce, que estava no estacionamento principal do hospital.
A enfermeira Ana Adília Alves Bezerra, coordenadora de Enfermagem da Agência Transfusional do HRC, explica que a parceria com o Hemoce, também da Rede Sesa, é consolidada. “A gente sempre fez essas ações porque temos muitos colaboradores e o Hemoce sempre precisa de muitas doações”.
Ela ainda destaca que é importante realizar esse ato de amor, principalmente quando o gesto é realizado pelos profissionais de saúde. “Eles conhecem a realidade de perto, de quando alguém precisa de uma transfusão, então, quando os colaboradores doam, eles sabem exatamente a importância dessa ação”, afirma.
No Cariri, o HRC é a unidade que mais necessita de doações. Por ser referência no atendimento a pacientes com trauma, o equipamento realiza muitas cirurgias complexas, além do acompanhamento a pacientes graves com Covid-19. São feitas, em média, 500 transfusões por mês no hospital.
Coleta interna
A partir deste janeiro, as coletas internas – em que somente os trabalhadores do hospital poderão fazer a doação de sangue –, voltarão a ocorrer. Elas serão realizadas mensalmente, sempre na terceira quarta-feira do mês, das 16h30min às 20h. Para a doação, é necessário agendamento e estar bem de saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário