A 119ª Zona Eleitoral de Juazeiro do Norte solicitou a retotalização dos votos da eleição de 2020 para o cargo de vereador após a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), de manter a cassação do vereador eleito de Juazeiro do Norte, José David Araújo da Silva (PTB). Ele foi cassado por abuso de poder econômico nas Eleições de 2020.
Com a decisão, o vereador deve ficar inelegível pelo período de oito anos e pagar multa de 50 mil reais. O vereador pode ainda entrar com recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas não pode suspender a decisão.
A reportagem entrou em contato com o vereador David Araújo, mas ele não quis se pronunciar sobre o assunto.
David Araújo obteve 2.303 votos. Com a retotalização, todos os votos ficam nulos e pode haver mudanças na Câmara de Vereadores.
O reprocessamento dos votos acontece no dia 03/06/2022, às 09:30 horas, na sede do Cartório Eleitoral, na Rua Interventor Erivano Cruz, n. 75, Matriz, Juazeiro do Norte. Devem participar desse momento representantes dos partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil e do Ministério Público Eleitoral.
Se houver alteração do resultado da eleição, um novo relatório será emitido para integrar o Relatório Geral de Apuração do município.
Vereadores retornam
Neste mês de maio retornaram à casa legislativa, três dos quatro vereadores afastados: Beto Primo (PSDB), Darlan Lobo e Capitão Vieira (ambos do PTB), que estavam afastados por determinação da Justiça. De acordo com investigações da polícia, os nomes deles foram citados em crimes contra administração pública e envolvimento em jogos do bicho. Os vereadores declararam inocência e aguardam a conclusão do inquérito.
O vereador Márcio André Lima de Meneses, conhecido como Márcio Joias (União Brasil) segue afastado por 180 dias. Ele é investigado por um suposto esquema de fraude em licitação.
Fonte: g1 CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário