Foto: Lindomar Cruz/ Agência Senado |
Começa, a partir desta sexta-feira (26 de agosto de 2022), a veiculação de propaganda eleitoral gratuita de primeiro turno dos candidatos à presidência da República, governos dos estados, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. A ação, prevista em lei, integra o calendário oficial destas eleições.
As propagandas eleitorais gratuitas serão veiculadas em cadeia de rádio e televisão até o dia 29 de setembro.
Na última terça-feira (23), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o plano de tempo do horário eleitoral dos candidatos à presidência. Com a decisão, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficou com a maior fatia, 3 minutos e 39 segundos, seguido do presidente Jair Bolsonaro (PL), 2 minutos e 38 segundos.
Veja o tempo de cada candidato
Lula (PT): 3min39 (286 inserções)
Bolsonaro (PL): 2min38 (207 inserções)
Simone Tebet (MDB): 2min20 (184 inserções)
Soraya Thronicke (União): 2min10 (170 inserções)
Ciro Gomes (PDT): 52 segundos (68 inserções)
Roberto Jefferson (PTB): 25 segundos (33 inserções)
Luiz Felipe D’Avila (Novo): 22 segundos (29 inserções)
Pela regra da Justiça Eleitoral, o direito ao tempo de rádio e televisão é destinado somente os partidos que obtiveram um mínimo de 3% de votos válidos nas eleições para a Câmara dos Deputados ou terem eleito 15 parlamentares em pelo menos 1/3 dos estados.
Como Vera Lúcia (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Eymael (DC) e Léo Péricles não atingiram as exigências mínimas, eles não terão acesso ao horário eleitoral gratuito. Quanto a Pablo Marçal (Pros), a desistência do partido na corrida presidencial deixou o candidato sem tempo.
Ordem de exibição
O TSE também definiu, por sorteio, a ordem de exibição das siglas na propaganda eleitoral. No primeiro dia da campanha presidencial, primeiro aparecerá o PTB, seguido por União Brasil, Novo, PT, MDB, PL e PDT.
Fonte: Band
Nenhum comentário:
Postar um comentário