quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Geopark Araripe, o primeiro das américas, comemora hoje (21) 16 anos


A Universidade Regional do Cariri (URCA) comemora nesta quarta-feira, dia 21, os 16 anos de criação do Araripe Geopark, projeto de dimensão internacional e o primeiro das Américas, possibilitando a divulgação do geoturismo, a geoeducação e a geoconservação do Cariri para o mundo. Seis municípios da região estão inseridos no território, que são o Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri, com nove geossítios. As ações de comemoração têm uma vasta programação, iniciadas no dia 16 de setembro até dia 30. 

Uma Expedição Fotográfica foi iniciada no último dia 16, no Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, seguida de palestra sobre sustentabilidade além de oficinas na Praça da Sé, na área da Geoeducação. Nesta terça-feira, das 8h às 11h, aconteceu Oficina de Exposição de Fósseis Pintura do soldadinho, além de visita guiada à escola José Alves a palestra sobre MEI com os mineradores e parceiros do Centro de Mineração, em Nova Olinda.

Na dia de hoje, além do momento comemorativo, com a direção executiva do  Geopark Araripe, será realizado o Pré-lançamento do livro Nata e as Aventuras nos geossítios, Contação de história para turma de crianças, apresentação do Geopark, brincadeiras, pipoca, algodão doce, das 8h30 às 11h. 

Seminário Geoeducação

Nos 16 anos do Geopark Araripe há muito o que se trazer para a reflexão da sociedade. Com essa finalidade será realizado o Seminário GeoEducação: desafios e possibilidades para um território sustentável, para os secretários de Educação dos 6 Municípios, sobre a contextualização do Geopark e seus geossítios, a ser aberto nesta quinta-feira, às 19h, no Auditório do Geopark Araripe. 

Na ocasião será realizada uma série de palestras, sobre Contextualização do Geopark Araripe e seus geossítios; Uma análise da Geodiversidade e Bacia Sedimentar do Araripe;Como os incêndios impactam o território da Chapada do Araripe ou do Geopark Araripe;Aves da Chapada do Araripe: Diversidade, composição e ameaças.  

A programação ainda conta no sábado com a Oficina Educativa Acessibilidade – Trilha educativa com coleta de lixo e Roda de Conversa sobre aspectos geológicos e biológicos do Geossítio Riacho do Meio, em Barbalha, e visitas guiadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário