O Cariri e a URCA foram cenários de um evento histórico nesta sexta-feira, 9. Tomou posse, como o novo presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), o Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Francisco do Ó de Lima Júnior, em solenidade realizada no Salão de Atos da URCA. A Governadora do Estado do Ceará, Izolda Cela, participou do evento, com os reitores integrantes da Abruem, Vice-prefeito do Crato, André Barreto, e secretários de Educação do Estado, Eliane Estrela, e da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Carlos Décimo, e o Reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Ricardo Ness.
A Abruem congrega 48 universidades brasileiras, e a cerimônia de transmissão de posse quase sempre é realizada na Capital Federal, por estar em Brasília a sede da instituição. É a segunda vez que um outro local é escolhido e pela primeira vez a solenidade foi realizada no Cariri. Na oportunidade, peculiaridades culturais da região foram enaltecidas pelo comunicador e cerimonialista do evento, João Hilário, ao anunciar a apresentação musical da Vila da Música.
Compromisso da Abruem
Estima-se que aproximadamente 40% das matrículas de educação superior do Brasil são feitas nas universidades estaduais e municipais. Ou seja, no Brasil, de cada 10 alunos matriculados no ensino superior, 4 estão em universidades estaduais ou municipais. O trabalho da Abruem é tornar a educação superior ainda mais acessível e com mais qualidade.
O Reitor Lima Júnior recebeu o mandato do Professor Rodrigo Zanin, Reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso, que destacou a importância do evento realizado no interior. "Uma das características das (universidades) estaduais e municipais no país é exatamente essa: a questão da capilaridade no interior do país. Poder fazer educação superior, levar educação superior para o interior. Então aqui é um ato simbólico, fazer essa transmissão é mostrar a importância do interior, que tem uma preocupação e uma necessidade de fazer a formação da sua população", disse o Reitor, destacando a urgência dos parlamentares brasileiros garantirem investimentos para educação superior.
Novo Presidente da Abruem
Ao assumir o cargo de novo presidente da Abruem, o Reitor Lima Júnior citou as mudanças que a URCA tem passado com uma das maiores expansões da histórica recentemente, com a abertura de cursos criados a partir de demandas feitas pelas populações dos municípios.
“Nós fizemos o exercício de escuta com a comunidade. Tivemos a implantação do nosso curso de Medicina, no Crato, pensado na oferta de um profissional voltado para a atenção primária, o curso de Arquitetura e Urbanismo também, a funcionar em Juazeiro do Norte, onde teremos profissionais que vão pensar não só a estética das construções mas principalmente o planejamento urbano das nossas cidades, dialogando com o meio ambiente, com as possibilidades dadas de luminosidade, de clima do nosso território do semiárido, mas claro que pensando numa inserção mais ampla. O curso de Turismo, em Barbalha, que supre o potencial do Cariri, a segunda maior rede hoteleira do estado, o segundo maior aeroporto, um dos que mais cresceram em todo o Nordeste. Foi a escuta com a comunidade, a necessidade de qualificar o trade turístico, é daí que surge esse curso”, disse.
“Por último, o curso de Engenharia Agronômica e Ambiental na cidade de Mauriti, pensando também em um profissional que, além de atuar no campo da Agronomia em si, tenha incorporado na sua atuação os elementos ambientais da preservação do meio ambiente e isso foi muito importante. Isso foi abraçado pela comunidade, veio a atender aquele esforço todo que a universidade é instrumento, que permite almejar níveis de desenvolvimento mais altos e a melhoria da inserção da nossa população com a educação de qualidade, gratuita, inclusiva e humanizada, que as nossas universidades e a Urca principalmente têm, dentro do sistema Abruem, o que instrumentaliza essa transformação”, afirmou Lima Júnior.
A Governadora do Estado do Ceará, professora Izolda Cela, encerrou as falas da solenidade parabenizando o reitor Lima Junior e toda a Abruem pela atuação em benefício da educação superior. “Eu quero dizer que essa posse acontece aqui no Crato, no Cariri, uma região muito especial do nosso Estado, abraçada pela Chapada do Araripe, que tem uma cultura pujante. Desejo uma gestão profícua para essa nova empreitada do professor Lima Júnior. A integração e articulação de vocês é fundamental, pois mobiliza saberes importantes para a formação dos brasileiros. Que a universidade chegue mais perto das pessoas, mais perto do interior”, finaliza a Governadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário