O Parque Estadual do Sítio Fundão, em Crato, conta com aparatos que ampliam a acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida, um deles é a cadeira Julietti. O equipamento faz parte de um projeto desenvolvido pela ONG "Montanhas para todos”. O equipamento permite que as pessoas com deficiência motora possam percorrer trilhas no local.
De acordo com Alexandre Sinezio, que é agente administrativo no Sítio Fundão, o sítio tem uma trilha especial, que é a trilha dos sentidos. "A maioria delas pode ser percorrida pela cadeira Julietti. Mas, nós temos uma trilha adaptada para cadeirantes e deficientes visuais, com 270 metros e uma cachoeira artificial”. A cadeira pode ser utilizada também em outros lugares do Cariri, basta fazer o agendamento prévio, através do instagram @vemprositiofundao
Ainda de acordo com Alexandre, a cadeira foi doada pelo próprio casal que desenvolveu o equipamento, Guilherme Cordeiro e Juliana Tozzi, que são naturais de São José dos Campos e praticantes de montanhismo. A cadeira foi desenvolvida após Juliana ser diagnosticada com uma síndrome degenerativa, que compromete severamente a coordenação motora e a fala. Hoje, a ONG Montanha para todos promove a inclusão das pessoas com deficiência no mundo. São 40 parques pelo Brasil que possuem suas próprias “Juliettis” e permitem passeios gratuitos aos visitantes que dependem dessa acessibilidade.
Fonte: Jornal do Cariri
Nenhum comentário:
Postar um comentário